O Mercedes G500 4x4² talvez seja o mais radical todo-o-terreno disponível no mercado. Apesar de utilizar a mesma carroçaria de qualquer outro Classe G com os quais partilha a mesma distância entre-eixos (2 850 mm), é 23 cm mais largo para permitir dilatar vias em 29,9 cm e chegar a 1 774 mm. A altura ao solo (450 mm) é 24 centímetros superior, num modelo com 2,24 metros de altura (mais 28 cm). Os eixos estão numa posição mais elevada do que o centro das rodas.
Mercedes G500 4x42 : o mega jipe
Estas alterações permitiram alterar profundamente a suspensão e adoptar soluções como as que surgem no
AMG G63 6x6. Os eixos e os diferenciais estão numa posição mais elevada do que o centro das jantes, utilizando caixas de transmissão para transmitir o binário do motor a cada uma das rodas, o que permite progredir onde nem sequer há caminhos.
A suspensão conta com conjuntos duplos de molas e amortecedores. Em cada conjunto, um dos amortecedores trabalha de modo convencional, com uma dureza fixa, e o outro é regulável pelo condutor através de um comando na consola central onde é possível optar por um de dois modos de utilização (Confort ou Sport) disponíveis. Segundo a Mercedes, o modo Sport reduz o rolamento da carroçaria em curva para valores inferiores aos do modelo normal. Foi pensado para uma utilização em asfalto, enquanto o Confort garante a absorção das irregularidades dos piores caminhos fora de estrada.
São propostos dois tipos de pneus: 325/55 montados em jantes de 9,5x22 polegadas (de série) ou pneus do tipo Mud Terrain 37 X 12,5 montados em jantes de 7,5x18 polegadas, para uma utilização radical, permitindo rodar em areia com pressões inferiores a 1 bar.
O Mercedes Classe G é visto como uma referência no campo da utilização fora de estrada. Mas, para se ter uma ideia da diferença abismal entre o modelo normal e o 4x4
2, basta dizer que o ângulo de ataque/saída passa de 36º/27º para 52º/54º; o ângulo ventral de 21º para 47º; e a passagem a vau aumenta de 60 cm para um metro.
O Mercedes G500 4x42 está equipado com um motor 4.0 V8 a gasolina que, graças a dois turbos, debita 421 cv, com um binário de 610 Nm disponível entre as 2 250 e as 4 750 rpm.
Este é um modelo muito especial e o tempo de espera para o receber ultrapassa facilmente os seis meses. O preço começa nos 289 200 euros e contrariamente ao que acontece com todos os Mercedes, o cliente apenas pode escolher a cor exterior e os bancos…