Pesquisa
Actualidade

Mercedes G500 4x4²: o mega jipe

16:01 - 31-10-2016
  16
Mercedes G500 4x4²: o mega jipe
O Mercedes G500 4x4² talvez seja o mais radical todo-o-terreno disponível no mercado. Apesar de utilizar a mesma carroçaria de qualquer outro Classe G com os quais partilha a mesma distância entre-eixos (2 850 mm), é 23 cm mais largo para permitir dilatar vias em 29,9 cm e chegar a 1 774 mm. A altura ao solo (450 mm) é 24 centímetros superior, num modelo com 2,24 metros de altura (mais 28 cm). Os eixos estão numa posição mais elevada do que o centro das rodas.

Mercedes G500 4x42 : o mega jipe


Estas alterações permitiram alterar profundamente a suspensão e adoptar soluções como as que surgem no AMG G63 6x6. Os eixos e os diferenciais estão numa posição mais elevada do que o centro das jantes, utilizando caixas de transmissão para transmitir o binário do motor a cada uma das rodas, o que permite progredir onde nem sequer há caminhos.

A suspensão conta com conjuntos duplos de molas e amortecedores. Em cada conjunto, um dos amortecedores trabalha de modo convencional, com uma dureza fixa, e o outro é regulável pelo condutor através de um comando na consola central onde é possível optar por um de dois modos de utilização (Confort ou Sport) disponíveis. Segundo a Mercedes, o modo Sport reduz o rolamento da carroçaria em curva para valores inferiores aos do modelo normal. Foi pensado para uma utilização em asfalto, enquanto o Confort garante a absorção das irregularidades dos piores caminhos fora de estrada.

São propostos dois tipos de pneus: 325/55 montados em jantes de 9,5x22 polegadas (de série) ou pneus do tipo Mud Terrain 37 X 12,5 montados em jantes de 7,5x18 polegadas, para uma utilização radical, permitindo rodar em areia com pressões inferiores a 1 bar.

O Mercedes Classe G é visto como uma referência no campo da utilização fora de estrada. Mas, para se ter uma ideia da diferença abismal entre o modelo normal e o 4x42, basta dizer que o ângulo de ataque/saída passa de 36º/27º para 52º/54º; o ângulo ventral de 21º para 47º; e a passagem a vau aumenta de 60 cm para um metro.

O Mercedes G500 4x42 está equipado com um motor 4.0 V8 a gasolina que, graças a dois turbos, debita 421 cv, com um binário de 610 Nm disponível entre as 2 250 e as 4 750 rpm.

Este é um modelo muito especial e o tempo de espera para o receber ultrapassa facilmente os seis meses. O preço começa nos 289 200 euros e contrariamente ao que acontece com todos os Mercedes, o cliente apenas pode escolher a cor exterior e os bancos…



Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.