O jogo Pokémon Go está disponível há menos de um mês mas já é um dos fenómenos mais populares dos últimos anos. Trata-se de um jogo de realidade aumentada que "obriga" os jogadores a explorar as zonas que os rodeiam em busca dos famosos "bichos",
os Pokémons.
Com tantos milhões de utilizadores em todo o mundo, não tardou muito até que os "marketeers" das diversas marcas começassem a pensar em formas de usar a popularidade do jogo eu seu proveito.
E a mais recente marca a "aderir" a esta febre é a Mercedes. A marca germânica já deu instruções a muitos dos seus concessionários, incluindo alguns em Portugal, para que usem os famosos "lure modules", uma espécie de "chip" dentro do jogo que atrai Pokémons durante 30 minutos, sendo que a cada três minutos surge um novo.
A ideia passa por usar este "truque" para atrair caçadores para as "PokeStops" – locais no jogo que permitem aos jogadores ganharem Poke Bolas para capturar mais Pokémons, ovos e outros items – junto aos concessionários da Mercedes e com isto "chamar" mais pessoas.
Mas a Mercedes vai mais longe. A fabricante germânica já está a tratar de registar vários dos seus concessionários como "PokeStops" oficiais, para que as pessoas tenham mesmo que entrar para se "abastecer" de ovos, bolas e itens coleccionáveis.
Pode achar tudo isto muito estranho e pensar que não terá nenhum resultado directo nas vendas, até porque é um jogo para os mais jovens, mas ficaria espantado com a quantidade de adultos que anda a jogá-lo!