Aos poucos, o novo Mercedes Classe A vai-se mostrando, antes da sua total revelação que deverá ocorrer no final deste mês ou nos primeiros dias de Fevereiro. E a marca alemã teve na maior feira de electrónica do Mundo, o CES de Las Vegas, a grande oportunidade para exibir o seu novo sistema de infoentretenimento MBUX que irá estrear precisamente na renovação do modelo compacto.
Todos os controlos são tácteis ou por voz e os clientes do Classe A poderão optar por três versões: a básica com dois ecrãs de 7’’; a intermédia com um ecrã de 7’’ e outro de 10,25’’; e a de topo com dois ecrãs de 10,25’’ e uma resolução de 1920x720 pixeis. Foi, obviamente, esta última que esteve no centro das atenções da apresentação de Las Vegas, em especial a sua total conectividade que inclui todos os sistemas, desde os já normais Apple CarPlay ou Google Android Auto ao quase desconhecido Baidu CarLife para os carros vendidos na China. Há ainda duas entradas USB clássicas e duas USB Tipo-C para um carregamento mais rápido dos "smartphones" e demais dispositivos.
O sistema de inteligência artificial é fornecido pela NVIDIA, empresa que começa a ganhar protagonismo nesta área dos automóveis, tendo o MBUX 8 Gb de memória RAM, utilizando o sistema operativo Linux. "Hey Mercedes" é a "senha" para activar o comando por voz que reconhece um discurso natural e que consegue descodificar linguagem indirecta. Por exemplo, o condutor pode dizer "tenho calor" em vez de dar o comando directo para baixar a temperatura do ar condicionado para 17 ºC, por exemplo!
Este novo sistema também estreará novos serviços da função "Mercedes me", como o envio de mensagens quando o automóvel está estacionado e é danificado ou mexido, uma chave virtual no "smartphone" ou uma monotorização geográfica que pode mostrar ao proprietário que o seu carro está a ser conduzido por estradas em que não era suposto… Não, não é o Big Brother, é só mesmo o teu pai que te disse que emprestava o carro desde que não fosses brincar para esse troço do rali de Portugal!!