O Koenigsegg Agera RS surpreendeu tudo e todos no ano passado ao alcançar uns impressionantes 447,18 km/h, número que faz dele o automóvel de produção mais rápido do mundo. Mas esta marca foi só o início, já que a Bugatti, a Hennessey e a própria Koenigsegg estão só à espera de pneus que os deixem alcançar os… 500 km/h!
E é aqui que entra a Michelin, que já está a trabalhar em pneus especiais capazes de aguentar estas velocidades durante os quilómetros de aceleração necessários para atingir estes registos. Eric Shcmedding, director de produto da Michelin para automóveis de série, já assegurou que a marca francesa está "a bater à porta das 300 milhas por hora", o equivalente a 482 km/h.
Recorde-se que ainda recentemente John Hennessey, o patrão da Hennessey Performance, afirmou em declarações à "Bloomberg" que o seu Venom F5 está pronto para superar os 482 km/h e chegar aos 500 km/h, pelo simples facto de que o podem fazer e porque é importante para eles enquanto empresa mas também para os seus clientes.
Este Venom F5, com um motor V8 biturbo com 1.622 cv, é um claro candidato a quebrar esta barreira dos 500 km/h quando a Michelin apresentar os seus novos pneus, mas há mais! A Bugatti, por exemplo, já anda nesta "guerra" desde os tempos do Veyron, quando o Veyron 16.4 Super Sport se tornou no automóvel de produção mais rápido do mundo ao atingir os 431 km/h. Agora, e já depois do Agera RS lhe ter roubado este recorde, a marca francesa está pronta para libertar os 1.500 cv e 1.600 Nm do Bugatti Chiron para chegar aos 500 km/h.
Por último, mas não menos importante, surge a Koenigsegg. É certo que esta pequena empresa sueca conseguiu uma marca impressionante (447,18 km/h) com o Agera RS, mas não vai ficar por aqui. Christian von Koenigsegg, o patrão da marca com o mesmo nome, já disse que o Agera RS é perfeitamente capaz de chegar aos 482 km/h. Só não o tenta porque ainda é demasiado perigoso.
Recorde-se que Christian von Koenigsegg e Eric Schmedding se encontraram no Salão de Detroit, no início deste ano, e discutiram os verdadeiros limites dos hiperdesportivos. O director de produto da Michelon para automóveis de série admitiu que os pneus nunca foram criados para atingir a marca dos 435 km/h, mas sabia que eram capazes de muito mais que isso.
Resta agora saber quanto tempo falta até a Michelin ter estes pneus especiais prontos e quem será a primeira marca a dar este (enorme) passo. A luta pelo automóvel de série mais rápido do planeta continua…