A BMW começou a criar veículos de emergência na década de 50 e nunca mais parou, com as suas criações a serem escolhidas por muitos departamentos de polícia e de emergência rápida espalhados pela Europa. É por isso natural que tenha marcado presença na mais recente edição do RETTmobil – a maior exposição europeia de veículos de emergência, onde brilhou com um… MINI!
Trata-se da versão John Cooper Works do MINI, equipada com um bloco de quatro cilindros e 2.0 litros turbo que debita 231 cv de potência e 320 Nm de binário máximo. Estes números permitem-lhe passar dos 0 aos 100 km/h em 6,1 segundos (com caixa automática de seis velocidades) e acelerar até aos 238 km/h. Pode não ser um registo impressionante, mas chega para "assustar" os aceleras!
A versão apresentada neste salão conta com o tradicional "kit" de luzes de emergência no tejadilho, com "led’s" na entrada de ar do "capot" e claro, com as cores e com o "lettering" da Polícia alemã. Mas não se trata de uma pintura simples e convencional, é as cores deste MINI parecem um "graffiti" urbano, garantindo um "look" mais exclusivo a este "carro patrulha".
A "armada" que o grupo BMW levou a este certame conta ainda com um X3 xDrive20d, BMW Série 2 Gran Tourer, X1 xDrive20d e uma moto F750 GS "assinada" pelo departamento BMW Motorrad da marca de Munique.