Falar de "Super SUV’s" é falar do novíssimo Lamborghini Urus, modelo que a marca de Sant’Agata Bolognese apresentou no início de Dezembro. Tem uma imagem que nos remete de imediato para outros modelos da marca, ou seja, tem a identidade de um verdadeiro "Lambo". Mas mais importante que isso, soa e anda como um… e tudo graças ao majestoso motor V8 biturbo de 4.0 litros que debita uns incríveis 650 cv de potência e 850 Nm de binário máximo.
Ainda assim, se por qualquer motivo não gostar do Lamborghini Urus, saiba que este não é o único "Super SUV" disponível no mercado, mas a alternativa que lhe propomos vem da Rússia, ainda que seja alemã.
Não percebeu? Nós explicamos. Trata-se de um Mercedes-AMG GLE 63 S modificado pela preparadora russa TopCar. Avisamos já, não é barato, custa aproximadamente 207 mil euros, mas garantimos que dificilmente verá outro igual do outro lado da rua.
Mas isto não quer dizer que a exclusividade seja o único trunfo desta proposta. É que o bloco V8 biturbo de 5.5 litros que debita 585 cv de potência e 760 Nm de binário permitem que passe dos 0 aos 100 km/h em 4,2 segundos e que acelere até aos 280 km/h de velocidade máxima, um limite (electrónico) definido pela própria Mercedes.
Destaca-se o "kit" de carroçaria que a preparadora russa apelida de "Inferno" e que deixa este SUV com um ar mais musculado e com um visual mais exclusivo. O capot é em fibra de carbono, a grelha dianteira foi completamente redesenhada e conta com o habitual tubarão da TopCar em vez da "estrela" da Mercedes, os pára-choques dianteiro e traseiro ganharam entradas de ar mais proeminentes e "spoilers" para melhorar o fluxo do ar e os grupos ópticos foram escurecidos.