A nova geração do BMW X6 foi revelada há cerca de um mês e a primeira aparição pública só está marcada para Setembro, no Salão Automóvel de Frankfurt. Porém, este modelo continua a ser notícia, já que a marca de Munique o acaba de mostrar com uma pintura única que o torna no automóvel mais preto do planeta.
A "culpa" é da Vantablack, um novo tipo de revestimento que consegue absorver até 99,965% da luz, eliminando qualquer reflexo e, por isso, criando um nível de preto impossível de alcançar com outros materiais.
O nome que identifica este revestimento resulta do acrónimo VANTA (Vertically Aligned Nano Tube Array) e Black (preto) e é, no fundo, uma substância de nanotubos de carbono.
Cada um destes nanotubos tem apenas 14 a 50 micrómetros de extensão e 20 nanómetros de diâmetro. Para que perceba o tamanho destes números, importa dizer que estamos a falar de algo que é cerca de 5 mil vezes mais fino do que um fio de cabelo. Impressionante!
Estes nanotubos, que estão verticalmente alinhados, absorvem a luz mas não a reflectem. A luz é absorvida e retida, sendo depois transformada em calor, permitindo assim criar este "super-preto".
Recorde-se que este material apareceu em 2014 e foi desenvolvido pela Surrey Nano Systems. Apesar de agora ter chegado aos automóveis, este revestimento foi pensado para a indústria aero-espacial.
A resposta é: não, não vai. Pelo menos não faz sentido que seja de outra forma. É que este revestimento acaba por esconder todas as linhas dos automóveis, quase como se estivéssemos a olhar para algo bidimensional.
Além do mais, utilizá-lo à noite poderia tornar-se numa decisão particularmente arriscada, já que praticamente não reflecte luz.
Ainda assim, a BMW teve isso em conta e esta já é uma espécie de versão mais "soft" deste material, denominada VBx2. Foi desenvolvida para aplicações científicas e em arquitectura e reflecte 1% mais luz que o Vantablack original. Pode parecer pouco, mas faz toda a diferença, já que permite que este X6 ainda transpareça algumas das suas linhas.
Para já este X6 "super-preto" não passa de uma experiência e não há qualquer indicação de que possa chegar às estradas. Porém, Hussein Al Attar, designer do novo BMW X6, não tem dúvidas de que este é um acabamento especial.
"Internamente referimo-nos ao BMW X6 como "a besta". Penso que isso diz tudo. O acabamento Vantablack VBx2 acentua este aspecto e torna o BMW X6 particularmente ameaçador", disse.
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