
















O Mustang Shelby GT500 é o Ford mais potente de sempre e promete registos ao nível de um superdesportivo.
A marca da oval azul tem sido muito poupada nos detalhes que revela sobre este modelo, mas depois de confirmar que o "coração" é um V8 Supercharged de 5.2 litros que produz 770 cv de potência e 847 Nm de binário máximo, adiantou agora o tempo que este "monstro" precisa para cumprir o exercício de aceleração e travagem dos 0 aos 160 km/h e de novo aos 0. A resposta é no mínimo surpreendente: 10,6 segundos!
Esta métrica permite avaliar vários parâmetros, entre eles a aceleração e a eficácia da travagem. E acredite em nós, 10,6 segundos é uma marca notável. Para que perceba bem a importância deste número, convém lembrar que o Bugatti Veyron o faz em 9,9 segundos e que o Tesla Model S P100D o faz em 10,2 segundos.
Mais impressionante ainda é o facto de este Shelby ser um "muscle car" e não um superdesportivo. É certo que tem uma "cavalagem" elevada, mas a Ford prefere destacar a caixa de dupla embraiagem de sete velocidades da Tremec, que permite passagens muito rápidas, os enormes discos de travão e claro, os pneus Michelin Pilot Sport Cup 2.
Por fim, e apesar de este ser o Ford mais rápido de sempre, convém lembrar que terá uma velocidade máxima limitada electronicamente aos 290 km/h, um valor mais do que suficiente mas que ainda assim deixa algum "amargo de boca" por não passar a barreira mítica dos 300 km/h.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram? https://www.instagram.com/aquelamaquina/