Um "roadster" para andar na neve parece um contrassenso, mas a Nissan decidiu levá-lo ao extremo, fazendo o Nissan 370… Zki, a versão mais radical jamais concebida do 370Z Roadster! Não é para vender, nem mesmo para dar ideias para que alguém o faça em casa porque, segundo a marca nipónica, as transformações a que foi obrigada são demasiado complexas… No fundo, foi só um "show car" para brilhar no salão automóvel de Chicago. Mas funciona!
"O 370 Zki prossegue a tradição de levarmos ‘concepts’ imaginativos de veículos de inverno ao salão de Chicag", explicava a Nissan em comunicado. A sua concepção foi muito mais do que tirar as rodas e montar os patins à frente e as lagartas atrás, como se de um "kit" se tratasse. O motor de 332 cv acoplado à caixa automática de sete velocidades manteve-se, mas toda a parte da transmissão às rodas traseiras foi removida, para a instalação das lagartas Dominator Tracks da American Track Truck.
A Nissan começou por elevar o carro quase 8 cm mas isso ainda não foi suficiente para encaixar as lagartas que, no chão, têm cerca de 1,22 m de comprimento. Foi então necessário juntar uns espaçadores de mais 8 cm para alargar as vias e as lagartas ficarem com espaço, além de terem sido modificadas as cavas das rodas e alterados os percursos dos cabos do sistema de travagem e do sistema de escape.
Na frente as alterações foram menores mas, mesmo assim, houve adaptações a fazer. Foi precisou aumentar o curso da suspensão para os esquis funcionarem correctamente e também colocar espaçadores para estarem montados mais afastados da carroçaria. Por fim, a Nissan teve de montar uma protecção inferior para evitar a acumulação de pedações de gelo ou outros detritos que pudessem danificar o 370 Zki. Que, antes de ser exposto em Chicago, fez teste sério nas montanhas bem cobertas de neve no Wyoming, com imagens impressionantes e convincentes!