A Nissan aderiu à moda da transformação de furgões comerciais em propostas de lazer à medida de quem gosta de passear ao volante de uma "casa sobre rodas" e tem resposta para os mais ou menos ecológicos com motores a combustão ou eléctrico.
A e-NV200 Evalia conta com uma motorização eléctrica com uma bateria de 40 kWh, o que lhe garante uma autonomia entre 200 e 300 km. Não é muito, mas enquanto os ocupantes dormem durante a noite, há tempo para recarregar a bateria. Em alternativa há a NV 200 com um motor diesel 1.5 dCi de 90 cv. O maior inconveniente desta proposta passa por apenas oferecer dois lugares.
Para quem gosta de ir mais longe numa deslocação em família, a melhor opção é a NV300, que oferece espaço para quatro pessoas e conta com um motor diesel 1.6 dCi de 95 cv.
A transformação é da responsabilidade dos espanhóis da BRAM Tecnologies, especialistas em adaptação de veículos para caravanismo. A configuração dos NV inclui um tejadilho elevável, uma verdadeira cozinha onde nada falta e um frigorífico, para além de depósitos específicos para água e gás. O NV300 oferece uma gama para duas pessoas e camas para outras duas numa posição mais elevada.
Estes modelos estão disponíveis no mercado espanhol, onde cada interessado poderá configurar o veículo à sua medida na rede de concessionários da Nissan. Por isso não há preços fixos para a transformação.
A título de curiosidade, podemos dizer que a preparação básica de um NV 200 com conversor para 220 V, isolamento térmico Webasto, caixa traseira com fogão, toldo lateral, isoladores das janelas e porta-bicicletas, custa 2.530 € em Espanha. No caso da N300 com cama posterior o preço chega aos 8.490 €, sem custos de legalização.