Quando no final do mês passado (Setembro) a Porsche anunciou que tinha roubado o recorde do
Lamborghini Huracán Performante para o carro de produção mais rápido no Nurburgring, com o novíssimo
911 GT2 RS (o 911 mais potente de sempre) a baixar a marca de referência dos grandes desportivos de 6.52 m para 6.47, 3 m – só ficando atrás do desportivo eléctrico chinês
NextEV Nio EP9 (6.45,9 m) – foram muitos os que pensaram (e disseram!) que esta marca iria durar durante muito tempo.
Mas há uma preparadora britânica que claramente pensa o contrário e já tem um Nissan GT-R de 1100 cv em Nurburgring a preparar um "assalto" ao tempo canhão do Porsche 911 GT2 RS.
Denominado LM1 RS GT-R, este Nissan GT-R (ou o que sobra dele) chega-nos pela mão da Litchfield, que apostou na potência bruta e na aerodinâmica para criar aquilo que a própria empresa garante ser o derradeiro GT-R para as pistas.
Como deve imaginar, para que a potência do bloco V6 biturbo de 3.8 litros tenha chegado aos 1100 cv e aos 1084 Nm de binário máximo, foram precisas muitas alterações. E uma das mais relevantes passa pelos novos turbos da BorgWarner "roubados" às máquinas da IndyCar, bem como cabeça, cambota e colectores criados especificamente para este modelo.
Mas para atacar o "Inferno Verde" – nome pelo qual este traçado germânico é conhecido – potência só não chega, pelo que a Litchfield criou uma carroçaria toda em fibra de carbono para manter o peso controlado e instalou uma nova suspensão da Ohlins. Isto já para não falar dos vários apontamentos aerodinâmicos "roubados" ao Nismo GT-R GT3 de competição, pensados e desenvolvidos para gerar uma maior carga aerodinâmica.
Recorde-se que o Nissan GT-R de produção mais rápido no Nurburgring é o GT-R Nismo Edition, que em Setembro de 2013 deu uma volta ao circuito em 7 minutos e oito segundos (ver vídeo abaixo). Mas isso pouco ou nada parece importar para a Litchfield, que já admitiu que o objectivo para este fim-de-semana – altura em que o recorde será tentado - é baixar dos 6 minutos 47.3 segundos do Porsche 911 GT2 RS.
Nissan GT-R Nismo faz Nurburgring em 7 minutos e oito segundos