A Nissan pagou cerca de 290 milhões de euros para ser um dos principais patrocinadores dos Jogos Olímpicos de 2016, que se disputam no Rio de Janeiro, e está "apostada" na recuperação da economia brasileira.
Segundo Carlos Ghosn, CEO da Aliança Renault/Nissan, este investimento tem como objectivo gerar notoriedade para a marca e "atacar" o mercado da América do Sul, "ataque" este que será encabeçado pelo novo Nissan Kicks (fotogaleria), crossover que será comercializado na grande maioria dos países da América Latina, não fazendo parte dos planos da Nissan para a Europa.
"Enquanto Nissan, nós precisamos de aumentar a notoriedade da marca, o que não acontece com a maioria dos nossos concorrentes, que já estão perfeitamente afirmados. Participar nos Jogos Olímpicos é uma boa forma de melhorar o reconhecimento, principalmente quando temos novos produtos e boas coisas para contar ao público",
afirmou Carlos Ghosn.
E para mostrar a marca aos brasileiros (e ao Mundo!) a Nissan não poupou esforços. Além do próprio Carlos Ghosn ter transportado a tocha olímpica (privilégio que está ao alcance de muito poucos), são cerca de 4 200 os veículos Nissan que estão a ser usados no transporte de atletas e convidados e a marca japonesa até levou dois exemplares do desportivo eléctrico BladeGlider, uma das quais funcional, para ser testada pelos media e por convidados especiais. Já o Kicks, tem estado em lugar de destaque e também participou no "comboio" que levou a tocha olímpica para o Estádio.
Este crossover, de aspecto desportivo e jovem, foi pensado para se encaixar nas ruas congestionadas e em mau estado da maioria das cidades da América Latina e oferece quatro câmaras "on-board" para manter o condutor sempre atento ao que o rodeia, fazendo com que possa identificar até os obstáculos mais "invisíveis".
Nos próximos 12 meses, a Nissan espera vender mais de 50 mil unidades do Kicks na América do Sul, sendo que o objectivo da Aliança Renault/Nissan é aumentar em 50% a quota de mercado nesta região.
Resta saber se o forte investimento que a Nissan fez nos Jogos Olímpicos do Rio 2016 vão ter o retorno esperado.