Para o dia-a-dia, os novos Nissan Leaf 3ZERO e 3Zero e+ com maior autonomia do sistema eléctrico foram as grandes novidades do CES de Las Vegas, o grande certame da electrónica. Mas o Leaf Nismo RC roubou-lhes o protagonismo e foi a grande vedeta da marca japonesa.
Este desportivo com uma motorização 100 por cento eléctrica mostra que a Nissan tem tecnologia para avançar no campo das grandes performances com este tipo de veículos. O projecto foi desenvolvido pelo departamento de competição (Nismo). Chama-se RC e mostra uma evolução importante no campo do "pacote" de baterias, colocado na base da plataforma. Dispõe de dois motores eléctricos, colocados nos extremos da carroçaria para optimizar a repartição de massas, e actuam em cada um dos eixos, garantindo a tracção total permanente.
Cada um dos motores garante 120 kWh (cerca de 163 cv) e a potência combinada chega aos 322 cv com 640 Nm de binário máximo, respondendo instantaneamente à solicitação do acelerador.
Graças à extensiva utilização de fibra de carbono, este protótipo pesa apenas 1.220 kg, uma boa parte dos quais devido às baterias. Com uma relação peso/potência de 3,78 kg/cv, é capaz de passar de 0 a 100 km/h em meros 3,4 segundos, um ganho de 50 por cento face à anterior proposta do Nismo RC.
Para potenciar o comportamento dinâmico, um sistema de gestão electrónica garante que, em cada momento, a roda com mais tracção recebe a maior quantidade de força, para melhorar a estabilidade direccional.
Este concept não deverá ir para lá da fase de protótipo, apesar da sua imagem e performances anunciadas poderem ser indicadoras de que haveria clientes interessados, mas tal possibilidade pode nunca acontecer.