A Nissan está a preparar o "restyling" do seu "best-seller" Qashqai -
que já está a cumprir o 10.º aniversário - que deverá chegar ao mercado ainda este ano. Trata-se, contudo, de alterações menores a nível estético, ainda bem escondidas pela camuflagem nas fotos que apresentamos, mas que não andarão longe das alterações antecipadas pelo Qashqai Premium Concept que a marca levou ao salão de Genebra do ano passado.
Sem poder mexer radicalmente nas formas do carro – e, pelo sucesso conhecido, o Qashqai nem precisa… – por questões de custos de produção, as alterações deverão ficar-se pelas habituais mexidas a nível dos pára-choques dianteiro e traseiro, dos grafismos dos faróis, eventualmente e mais um ou outro vinco no "capot"…
As maiores novidades estarão, contudo, na tecnologia embarcada, já com um certo grau de condução semi-autónoma, nomeadamente em situações de engarrafamento em auto-estradas. Aquilo a que os responsáveis da marca apelidam de "condução autónoma versão 1.0"…
Será um sistema que poderá tomar conta, nas versões equipadas com caixa automática, da aceleração, travagem e direcção, mas apenas em situações de tráfego muito intenso, como nos engarrafamentos em auto-estrada.
A garantia é que esta tecnologia não irá encarecer o preço do Qashqai, pois será um sistema relativamente barato, por não dispor de funções mais complicadas, como a gestão da faixa de rodagem. E porque a ideia da Nissan é utilizá-la, em breve, em modelos das gamas mais baixas, como o Juke ou o novo Micra.
Quando for lançado, o "restyling" do Qashqai deverá contar também com versões de nível de equipamento superior e mais refinado, como antecipou o "Premium Concept". Porque a marca nipónica já percebeu que tem produto para seduzir clientes das marcas "premium" alemãs mas, para isso, precisa de elevar o nível de requinte do habitáculo. Ou seja, o Qashqai que já é uma referência e líder entre os "crossovers" prepara-se para dar mais um salto em frente!