A Nissan juntou-se à OPUS Campers para criar um protótipo que se afirma como uma interessante solução para todos os campistas, já que incorpora baterias usadas provenientes de outros automóveis eléctricos da marca nipónica.
Denominado Nissan x OPUS, este protótipo tem autonomia eléctrica para uma semana a viver ao ar livre e conta com "pack" de energia portátil – formado por baterias de automóveis eléctricos – a que a marca japonesa apelida de "Nissan Energy ROAM". A base de todo este sistema é uma fonte de alimentação eléctrica que não só não gera emissões como se revela bastante silenciosa.
As baterias, provenientes de modelos LEAF de primeira geração, têm uma capacidade de 700Wh e uma potência e 1 kW. O sistema surge então instalado num compartimento especial na dianteira deste protótipo e garante potência para o circuito de 230 V e para o de 12 V, sendo que basta liga-lo a uma tomada doméstica normal (de 230 V) para que ele carregue.
Em paralelo com este sistema o Nissan x OPUS conta ainda com um painel solar acessório que aumenta ligeiramente a autonomia eléctrica do conjunto e permite que haja energia suficiente para uma jornada de sete dias a acampar.
Esta pequena caravana conta ainda com lugar de dormida para seis pessoas, equipamento necessário para cozinhar, zona de refeições, tomada de 230 V para ligar electrodomésticos, ligações USB para carregar os periféricos mais pequenos e um "hotspot" 4G.
Além de fixações para canoas e suportes para bicicletas, este protótipo Nissan x OPUS conta ainda com jantes e pneus especiais para circular fora de estrada.
O sistema "Energy ROAM" será lançado para clientes que o queiram usar para motivos profissionais ou de lazer ainda este ano, mas os preços ainda não foram anunciados. Certo, para já, é que a caravana "AIR OPUS" está disponível desde 2017 por um preço que ronda os 18 mil euros.