O Polestar 1 pode ter sido
apresentado na última terça-feira (dia 17), mas o desenho final foi tão bem recebido que já há quem deseje que a nova marca de elevadas performances do Grupo Volvo anuncie variantes deste coupé híbrido de 600 cv.
É certo que a unidade de produção que a Polestar está a montar em Chengdu, na China, só estará concluída e pronta a funcionar no final do Verão do próximo ano, pelo que novos modelos ainda não estão nos planos da marca sueca.
Com isto deixamos já bem claro que nada está confirmado e que nenhum destes modelos pode vir a ser feito. Mas olhando para o esboço do Polestar 1 Cabrio e da variante Shooting Brake – aqui ilustrada pelo Volvo Concept Estate – quase desejamos que estas variantes venham a receber luz verde.
O primeiro modelo, e o mais exequível, é a versão Cabrio do Polestar 1. A ideia foi explorada pelo designer russo Aksyonov Nikita –
pode ver mais trabalhos dele aqui -, que usou as linhas do coupé revelado esta semana e lhe "cortou" o tejadilho.
Aplaudimos o resultado final e as linhas deste cabrio, mas mesmo sabendo que este trabalho custou várias horas de edição no Photoshop a Aksyonov Nikita, estamos certos que iria "queimar muito mais pestanas" aos engenheiros da Polestar.
A ausência de tejadilho implica reforçar o chassis e toda a estrutura do automóvel, o que por sua vez representa um aumento de peso. E isso são más notícias para um híbrido que reclama 600 cv de potência e 150 km em modo "100 por cento" eléctrico.
A segunda variante imaginada pela comunidade de entusiastas automóveis na "net" foi uma "shooting brake", ou… carrinha, e as imagens usadas para ilustrar este modelo remontam a 2014, ano em que a Volvo anunciou o Concept Estate, uma carrinha que acabaria por dar pistas para a actual Volvo V90.
Contudo, são muitas as semelhanças com o novo Polestar 1, o que nem é de estranhar, já que este coupé híbrido foi criado com base no Concept Coupé que a Volvo desvendou no Salão de Frankfurt em 2013, um protótipo que assentava na mesma linguagem de estilo da… Concept Estate. Confuso?
É um "puzzle" com várias peças, mas a verdade é que todas elas encaixam. Ainda assim, sabemos que muito dificilmente alguma destas "visões" se tornará realidade. Com isto não estamos a dizer que será impossível, tudo depende da vontade dos responsáveis da Polestar. Mas são processos difíceis e que iriam exigir tempo e dinheiro…