O Alfa Romeo 4C esteve longe de ser o sucesso comercial que a marca italiana esperava que ele fosse. E ainda que as críticas face ao desenho tenham sido boas, entre a versão coupé e a descapotável a Alfa Romeo vendeu pouco mais de 1000 exemplares deste modelo.
Não são números animadores, mas agora que a marca de Arese anunciou o regresso à Fórmula 1, como
Alfa Romeo Sauber F1 Team, precisa de continuar a ter um carro mais emocional, que apele aos verdadeiros amantes de automóveis. E tudo indica que essa aposta continue a ser no 4C.
Assim, estaria justificado um "restyling" para este modelo, bem como um aumento de potência. E isso acaba de ser confirmado pelo engenheiro responsável da Alfa Romeo e da Maserati, Roberto Fedeli, que em declarações à publicação "Autocar" admitiu que a marca de Arese estava a trabalhar num novo 4C.
"Estamos de volta à F1 e o 4C tem de tornar-se no nosso modelo mais emblemático", atirou.
A tarefa não é fácil, já que este 4C terá pela frente modelos como o Porsche 718 Cayman ou o novo Alpine A110, mas a fórmula continuará a ser a mesma: muita fibra de carbono – para manter o peso controlado - e motor em posição central. Ainda assim, e de acordo com o que Roberto Fedeli adiantou em entrevista à referida publicação britânica, a suspensão será completamente revista, bem como a direcção, que terá que ser mais precisa.
Mas tal como referimos acima, a maior evolução que este 4C vai sofrer será o nível da motorização, já que deverá ver a sua potência passar dos actuais 240 cv para um valor a rondar os 300 cv. Porém, a potência deverá continuar a ser enviada exclusivamente para as rodas traseiras através de uma caixa automática de dupla embraiagem de seis velocidades, sendo que Fedeli já confirmou que não haverá nenhuma opção com caixa manual.
Os detalhes em torno deste "upgrade" do Alfa Romeo 4C ainda são muito escassos, mas não seria de estranhar que a marca de Arese guardasse esta surpresa para Março, por altura do Salão Automóvel de Genebra…