A Iveco chegou a acordo com a Team Abarth Scorpion para ser o fornecedor oficial de logística da equipa durante os próximos três anos, num negócio que inclui a cedência de dois camiões Iveco para a frota de apoio da Abarth, um Stralis XP e um Eurocargo, sendo que este último conquistou o título de "Camião Internacional do Ano 2016".
Os camiões vão contar com uma decoração única, com elementos vermelhos e pretos, num "look" que fica completo com o logo do "Escorpião" por cima das portas. Recorde-se que esta "pintura" especial foi desenvolvida pelo Centro de Design da Abarth, pelo que são muitos os pontos comuns com os automóveis da marca. No interior, por exemplo, os estofos, volante e painéis das portas em couro remetem-nos de imediato para o 124 Abarth.
Esta edição especial do novo Iveco Stralis XP "TCO2 Champion" vai conhecer apenas 124 unidades, todas decoradas com as cores tradicionais da marca do escorpião. Estas 124 unidades celebram o lendário 124 Spider Abarth, que ganhou estatuto nos troços de rally e na estrada. A primeira unidade desta edição limitada, que vai receber o número "0", será o camião usado pela Abarth como veículo de apoio logístico durantes as provas em que a marca estiver envolvida.
E neste campo, a marca disponibiliza uma versão de competição do 124 Abarth para clientes privados. Denominado Abarth 124 R-GT (nas imagens acima), este modelo conta com um bloco de 1.8 litros turbo de quatro cilindros que debita 300 cv e está acoplado a uma caixa sequencial de seis velocidades.
Por seu turno, quem quiser uma "máquina" para as estradas pode optar pelo Fiat 124 Spider Abarth (modelo que ‘Aquela Máquina’ já testou) quem vem com um motor 1.4 turbo de quatro cilindros que debita 170 cv de potência e 250 Nm de binário máximo, sendo que os clientes podem escolher entre uma caixa manual de seis velocidades ou uma transmissão automática com "patilhas" no volante.
Isto permite que o 124 Spider Abarth passe dos 0 aos 100 km/h em apenas 6,8 segundos e que acelere até aos 230 km/h. Podem não ser registos tão radicais como os do Abarth 124 R-GT de rally, mas não se deixe enganar pelos números. Este modelo é um verdadeiro Abarth, e se a pintura não chegar para o convencer, saiba que continua a ser "transformado" em Turim, nas "Officine Mirafiori"…