Os rumores já circulavam desde Setembro do ano passado mas agora a parceria está finalmente confirmada. A Rimac Automobili e a Porsche chegaram a acordo para a criação de um novo "gigante" de hiper desportivos.
A Bugatti é a estrela da joint venture que, muito a propósito, foi baptizada como Bugatti Rimac, com os seus destinos a serem presididos por Mate Rimac.
A estrutura accionista da nova empresa irá repartir-se em 55% pela insígnia croata e os restantes 45% pela Porsche. Recorde-se, no entanto, que a marca germânica já detém 24% da Rimac Automobili desde 2018.
A parceria deverá ser efectivada no último trimestre deste ano, após as autoridades anti-monopólio de vários países europeus darem o seu aval.
É ainda cedo para saber qual será o papel da Bugatti, especializada na construção de hiper carros de excelência. Já a Rimac tem desenvolvido o seu trabalho na mobilidade eléctrica, do qual o Nevera é a sua criação mais recente.
Para a marca croata, a associação à Bugatti poderá significar o salto da categoria de uma start up para o estatuto de um grande fabricante automóvel.
Quanto à griffe francesa, tudo aponta para que beneficie da experiência da empresa balcânica na electro-mobilidade nos seus hiper modelos.
Ambas as marcas continuarão a operar de forma independente, com a Rimac Automobili a manter-se nas suas instalações actuais, nos arredores de Zagreb, Croácia, e a produção da Bugatti em Molsheim, França.
Em 2023, o quartel-general da Bugatti Rimac ficará no recém-anunciado Rimac Campus, que será também a sede da Rimac Technology.
A instalação de 100 mil metros quadrados, e orçada em 200 milhões de euros, será a base para toda a pesquisa e desenvolvimento dos futuros hipercarros Rimac e Bugatti.
Já segue o Aquela Máquina no Instagram?