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Novo Honda Jazz conta com sistema híbrido derivado da Fórmula 1

21:34 - 15-05-2020
 
Novo Honda Jazz conta com sistema híbrido derivado da Fórmula 1Novo Honda Jazz conta com sistema híbrido derivado da Fórmula 1Novo Honda Jazz conta com sistema híbrido derivado da Fórmula 1Novo Honda Jazz conta com sistema híbrido derivado da Fórmula 1Novo Honda Jazz conta com sistema híbrido derivado da Fórmula 1Novo Honda Jazz conta com sistema híbrido derivado da Fórmula 1
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O novo Honda Jazz, apresentado ao mundo em Outubro de 2019, chega ao mercado no Verão sem propostas convencionais a gasolina e apresenta-se com uma nova mecânica híbrida e:HEV inspirada na Fórmula 1.

Sim, isso mesmo. A marca nipónica recorreu à experiência obtida no programa da sua unidade de potência híbrida da Fórmula 1 para melhorar a eficiência deste sistema híbrido e:HEV.

Este sistema híbrido usado na Fórmula 1, denominado RA620H, combina um motor de combustão interna de seis cilindros e 1600 cc com um sistema de recuperação de energia cujo princípio é aproveitar a energia gerada pelos travões e "reciclar" os gases do escape para produzir um "boost" de potência durante a fase de aceleração, diminuindo assim o atraso natural do turbo.

Durante a temporada passada, este unidade de potência híbrida ajudou a Aston Martin Red Bull Racing e a Scuderia Toro Rosso (agora conhecida como Scuderia AlphaTauri) a alcançar um total de três vitórias e seis pódios.

Agora, esta mesma tecnologia chega ao novo Jazz. De acordo com a marca japonesa, o sistema híbrido e:HEV recupera a energia e aproveita a carga da bateria para aumentar a potência do motor, conseguindo assim um maior rendimento e uma melhor transição entre os modos de tracção.

Este sistema híbrido conta com dois propulsores eléctricos (um gerador e outro impulsor) que se associam a um motor a gasolina DOHC i-VTEC de 1.5 litros, a uma bateria de iões de lítio e também a uma nova transmissão fixa, tudo controlado através de uma unidade de controlo inteligente.

Quando chegar ao mercado, no Verão, o novo Jazz estará disponível com três modos de condução distintos: Modo EV, Modo Hybrid e Modo Engine. O primeiro, tal como o nome sugere, faz com que a bateria alimente directamente o propulsor eléctrico. No segundo modo, denominado Hybrid, o motor a gasolina fornece a energia ao segundo motor-gerador eléctrico, que também recebe energia da bateria. Por fim, no modo Engine, um mecanismo de bloqueio da embraiagem faz com que o motor a gasolina envie a potência directamente às rodas.

Para circulares a velocidades mais elevadas, como por exemplo em auto-estrada, o modo Drive é automaticamente activado, fazendo com que seja o motor a combustão a assumir "as despesas". Porém, e sempre que seja necessário um "boost" de potência na aceleração, o motor eléctrico é chamado a intervir.

Importa ainda dizer que no Modo Hybrid, toda a energia do motor a gasolina que não esteja a ser usada pode ajudar a  carregar a bateria através do motor-gerador eléctrico, sendo que no Modo EV, que se activa quando o automóvel começa a desacelerar, também é possível recuperar a energia gerada nas travagens para carregar a bateria.

Recorde-se que em vez de utilizar uma transmissão convencional, o novo Honda Jazz está equipado com uma transmissão variável contínua controlada eletronicamente (eCVT) para criar uma conexão única entre os componentes móveis. O resultado é uma suave transição de binário com uma sensação linear durante a aceleração em todos os modos de condução. 

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