A Mazda não esconde que o "concept" RX-Vision antecipa a imagem do tão esperado RX9 apesar de a marca de Hiroshima não estar interessada em apressar o seu lançamento, tanto mais que ainda há opções de fundo por tomar e a principal irá passar pelo regresso aos motores rotativos. Por isso, pode ser necessário esperar até 2020.
Os
motores Wankel são conhecidos pelo seu apetite voraz, mas a sigla RX não engana: indica um motor rotativo e Kiyoshi Fujiwara, o responsável pelo desenvolvimento dos novos modelos da Mazda, admitiu no Salão de Los Angeles que há uma equipa de engenheiros dedicada ao desenvolvimento do novo motor, trabalhando para garantir níveis de consumo adequados.
Já se falou que o novo motor rotativo poderá ter um turbo com assistência eléctrica para melhorar a resposta a baixo regime, mas não há certezas. Kiyoshi Fujiwara admitiu que, mais cedo ou mais tarde, a Mazda irá adoptar propostas híbridas ou eléctricas e reconheceu que o novo motor rotativo é compatível com uma opção híbrida. Mas para um grande desportivo essa opção foi posta de parte, "porque penso que não é isso que os nossos clientes esperam"...