Num ano marcado pelo lançamento do novo Micra, a Nissan continua a antecipar a apresentação da segunda geração do Leaf, em Setembro, ainda que uma fuga (comprometedora) de imagens já nos tenha antecipado as linhas gerais desta nova proposta.
E a avaliar pelas imagens que "fugiram" para a internet rapidamente se percebe que este Leaf é em tudo semelhante ao concept Sway que a Nissan tinha apresentado no último Salão de Genebra, em 2015. Porém, e tal como acontece sempre nesta transição entre "concepts" e veículos de produção, os elementos mais radicais "ficam pelo caminho", dando lugar a soluções mais práticas.
E este Leaf não é excepção, logo a começar na grelha frontal, no tejadilho e no habitáculo, que estarão ainda muito distantes daquilo que a marca apresentou no Sway. Ainda assim, as linhas gerais são em tudo semelhantes, bem como toda a assinatura luminosa.
Apresentado que está o novo design do Leaf, importa referir que foi moldado desta forma para ter uma aerodinâmica o mais eficiente possível, com a marca a afirmar (e a mostrar no vídeo abaixo) que todo o design foi
"inspirado nas asas de um avião", para garantir o máximo de autonomia possível.
Novo Nissan Leaf foi inspirado em asa de avião
Mas se o novo "desenho" aerodinâmico vai garantir melhor estabilidade a alta velocidade e durante ventos fortes, está longe de ser a única novidade da segunda geração do Leaf, que também terá uma menor altura ao solo do que o seu antecessor.
Vai contar com o sistema ProPilot da Nissan que permite uma condução autónoma em algumas situações específicas de trânsito e tem o objectivo de fazer descansar o condutor quando a condução se torna menos exigente.
Esta tecnologia pode ser accionada através de um botão no volante e toma controlo da direcção, aceleração e travagem numa única via em auto-estrada, ideal para congestionamento do trânsito ou viagens de longa duração.
Os modelos de entrada de gama deverão ser equipados com um "pack" de baterias de 40kWh, sendo que também estará disponível uma variante mais potente (e mais cara!) com uma bateria de 60kWh que deverá oferecer uma autonomia de quase 550 km.
A apresentação está marcada para o próximo dia 6 de Setembro, em Tóquio, ainda que a primeira aparição pública só esteja marcada para "meados" do referido mês, no Salão Automóvel de Frankfurt.