Em 2010, Michael Stoschek, um apaixonado alemão, decidiu avançar com a construção de um "novo" Stratos, que veio a ser realizado pela Pininfarina com base num Ferrari F430.
O primeiro objectivo do alemão foi conseguido, mas a ideia de avançar com uma edição limitada deu origem a uma série de litígios entre a Ferrari, que viu o projecto com bons olhos, a Pininfarina e Michael Stoschek, e o projecto acabou por cair no esquecimento.
O projecto acabaria por ser recuperado sete anos depois e a Manifattura Automobili Torino (MAT), criada em 2014 por Paolo Garella, anunciou que vai produzir 25 unidades do "novo" Stratos com as mesmas características do modelo realizado em 2010 pela Pininfarina.
A estreia deste "novo Stratos" aconteceu em Março do ano passado, no Salão Automóvel de Genebra, ainda que nessa altura ainda estivesse longe de estar acabado. Agora, um ano depois e no mesmo certame helvético, a MAT vai finalmente mostrar as primeiras unidades de produção do "novo Stratos".
Estarão expostas duas unidades bem distintas: uma pintada de azul e com as jantes amarelas e outra com a mítica decoração de ralis da Alitalia.
Mas esta é só uma das novidades que a MAT tem reservadas para o próximo Salão de Genebra, é que para além de levar dois exemplares já finalizados deste "novo Stratos", também confirmou que os clientes podem encomendá-lo com caixa manual ou automática, para alegria dos fãs mais "puristas".
Recorde-se que este "novo Stratos", que apesar de diferente conta com uma silhueta inspirada no Lancia Stratos original desenhado por Marcello Gandini na Bertone, conta com o motor V8 atmosférico de 4.3 litros do Ferrari F430 Scuderia. De série produz 430 cv de potência, mas quem quiser pode "pedir" - leia-se "pagar" - uma preparação que o deixa com 600 cv.
A Manifattura Automobili Torino vai fazer apenas 25 unidades, cada uma com um preço a rondar o meio milhão de euros. A isto ainda temos que juntar o preço do Ferrari F430 Scuderia que lhe serve de base e as personalizações exigidas por cada cliente. Contas feitas, quem quiser levar para casa este Stratos dos tempos modernos terá que pagar perto de 1 milhão de euros... antes de impostos. Barato!