Ainda se lembra que no início desta semana lhe demos conta que tínhamos "caçado" o novo Volkswagen Golf GTI TCR a ser fotografado na Serra da Arrábida? Pois bem, alguns dias passaram e a marca de Wolfsburgo já divulgou o que andou a fazer pelo nosso país.
Além de ter desfilado pelas fantásticas estradas da Arrábida, o Golf GTI de tracção dianteira mais potente da actualidade ainda "deu um salto" a Portimão, mais propriamente ao Autódromo Internacional do Algarve, onde encontrou o "irmão" de competição.
No exterior aquilo que mais salta à vista é o difusor traseiro, o sistema de escape desportivo em aço inoxidável e os dois pára-choques, já para não falar das jantes de 18 polegadas (ou 19, opcionais) e dos retrovisores com acabamento preto. Os grafismos exteriores geométricos são opcionais, para agrado de muitos.
Dentro do habitáculo destaca-se o volante desportivo (com lista vermelha nas 12 horas), os bancos desportivos em tecido com costuras vermelhas e os vários apontamentos cromados, isto já para não falar do painel de instrumentos digital e do sistema multimédia que surge associado a um sistema de som de oito colunas.
Equipado com um motor 2.0 litros TSI turbo de quatro cilindros que produz 290 cv de potência e 380 Nm de binário máximo, este Golf GTI TCR é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos e chega aos 250 km/h de velocidade máxima. Ainda assim, na lista de opcionais há um "pack" que remove este limite e deixa o GTI TCR acelerar até aos 260 km/h.
A VW equipou este modelo com bloqueio de diferencial dianteiro, discos de travões perfurados, pinças de travões vermelhas e dois radiadores de água extras para maior capacidade de refrigeração.
Tal como sempre acontece, a lista de opcionais conta com alguns elementos que ajudam a vincar ainda mais o carácter desportivo desta proposta, tal como espelhos laterais em fibra de carbono ou tejadilho pintado de preto. Mas o que mais salta à vista é o chassis adaptativo DCC e os amortecedores desportivos que reduzem a altura ao solo em 5 mm.