Fantástico barco a motor que nunca ultrapassou a fase de protótipo pelos seus preços demasiado elevados, o único Porsche Kineo 27’ no Mundo no estado original conheceu agora um segundo revés ao atingir, num leilão, valores… demasiado baixos. Esta magnífica "nave espacial" sobre água foi desenhada pelo mesmo criador do Porsche 911 e tem uma história deliciosa.
Foi um empresário austríaco, Horst Stross, quem avançou com o projecto de construir um barco muito rápido, semelhante aos que faziam as corridas "offshore", mas com uma pequena cabina com uma cama de casal, aliando-se a Ferdinand Alexander Porsche. Filho de Ferry Porsche e neto de Ferdinand Porsche, "Butzi" (a sua alcunha) tinha desenhado as imortais linhas do 911 e fundara a FA Porsche Design, depois de a família ter decidido sair da gestão da marca de automóveis.
Desenhou o Porsche Kineo 27’ para ser uma nave espacial sobre as águas e, para a sua concepção e construção, foram contratados um especialista de renome neste tipo de barcos, Fabio Buzzi e a ThyssenKrupp Nordseewerke, construtora alemã de submarinos. Desenho e projectos foram feitos no final dos anos 80 e a construção de três protótipos avançou em 1990, recorrendo a materiais avançados como a fibra de carbono, kevlar e Airex.
O nível da construção era elevadíssimo e instrumentação era a melhor que existia na altura. De início foram usados dois motores do Porsche 928 mas acabariam trocados por dois Twin Mercruiser V8 para um total de 724 cv. Assim, este majestoso Porsche Kineo 27’ de 28,5 pés (8,69 m de comprimento) por 2,45 m de largura e com um peso de 2,8 toneladas, atingia os 69 nós (cerca de 128 km/h)!
O seu problema foi o preço de todo o projecto que ultrapassou, na altura, os quatro milhões de dólares, deitando por terra qualquer hipótese de sucesso comercial. A Porsche Design ainda exibiu o Kineo 27’ na feira náutica de Dusseldorf de 1993 mas, pelo preço que pedia (cerca de um milhão de euros a preços actuais) não recebeu uma única encomenda… e o projecto morreu ali.
Dos três protótipos construídos, um foi para os Estados Unidos, outro estará em parte incerta na Europa e o terceiro ficou na posse de um coleccionador holandês. Enquanto os outros dois sofreram alterações profundas, já pouco tendo a ver com o Porsche Kineo 27’, este último foi alvo de uma profunda e cuidada restauração para o deixar em estado original. É por isso reconhecidamente o único Porsche Kineo 27’ no Mundo!
Esta semana foi a leilão e, uma vez mais na sua história… fracassou. Pelo seu valor, pelo estado em que está (os testes de navegabilidade surpreenderam toda a gente) e por toda a história que carrega, a própria leiloeira estimava que o Porsche Kineo 27’ arrecadasse um valor entre os 152 e os 200 mil euros. Afinal, a maior licitação ficou-se pelos 80 mil euros…