As 24 Horas de Le Mans deste ano ainda nem começaram e já estamos todos de olhos postos na edição de 2021. A culpa é da Aston Martin, que acaba de confirmar que vai entrar na mítica prova de resistência francesa, e logo no ano em que se celebram os 100 anos desde a estreia da marca britânica no circuito de La Sarthe.
E vai fazê-lo de uma forma muito especial, com o Valkyrie, o hiperdesportivo da Aston Martin que foi desenvolvido em parceria com a Red Bull Racing e sob a supervisão do génio de Adrian Newey, um dos maiores responsáveis pelos quatro títulos de construtores (2010, 2011, 2012 e 2013) que a equipa da bebida energética do touro ganhou na Fórmula 1.
Como não podia deixar de ser, as versões que vão competir em Le Mans terão uma preparação específica para a ocasião, pelo que podemos esperar um pacote aerodinâmico mais agressivo e uma versão de competição do motor V12 de 6.5 litros (desenvolvido pela Cosworth).
O anúncio foi feito para assinalar o 60º aniversário da vitória do DBR1/300 em Le Mans (ver vídeo) e Andy Palmer, o CEO da marca britânica, garantiu que "este era o momento" para voltar à prova francesa. "Sempre dissemos que um dia íamos levar a Aston Martin de volta a Le Mans com intenções de vencer. Agora é o momento", acrescentou.
Este Aston Martin Valkyrie vai atacar a vitória na nova categoria para hiperdesportivos e até já há quem aponte outros dois candidatos a homologação: o McLaren Speeedtail e o novíssimo Ferrari SF90 Stradale.