Ainda o Fiat Grande Panda está a dar os primeiros passos em modo eléctrico ou híbrido na Europa e já se fala numa versão 4x4 para realçar as potencialidades do crossover urbano.
Ao portal francês L’Argus, o director executivo da insígnia italiana tinha adiantado em Julho que essa hipótese não estava descartada, apesar de todas as condicionantes em redor dessa opção.
O volume de vendas nunca atingiu números desejáveis no Panda 4x4, razão para a sua descontinuação em 2022, embora, como sublinha Olivier François, essa solução faça parte da filosofia da Fiat.
Pois aos britânicos do Autocar o dirigente parece confirmar essa variante, ficando apenas por saber se será um tracção às quatro rodas térmico ou alimentado a electrões.
Construído na plataforma modular Smart Car do grupo Stellantis, já uma derivação distante da arquitectura CMP em que é montado o Jeep Avenger, possibilita a acomodação dum motor eléctrico no eixo traseiro.
Eliminadas as restrições técnicas, consegue-se assim a tracção integral já exemplificada nos Avenger 4xe e no Junior Q4 da Alfa Romeo.
Face aos custos e aos preços finais ao consumidor, não será como totalmente electrificado mas antes como micro híbrido com o bloco turbo de 1.2 litros com 136 cv e 230 Nm.
A caixa automática de dupla embraiagem com seis relações integra um motor eléctrico de 29 cv à frente e outro traseiro da mesma potência.
Todavia, a confirmar-se esta variante, ela apenas deverá estrear no próximo ano, para chegar em 2027 aos concessionários.
Aquele sistema motriz também poderá ser assumido pelos futuros Fiat Multipla e Fiat Fastback, já revelados sobre a forma de protótipos, a produzir em Marrocos na plataforma Smart Car a partir de 2026.
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