Até podem ainda faltar alguns anos para que a Ford lance um automóvel totalmente autónomo, mas a marca da oval azul já tem um pequeno robô capaz de auxiliar os seus operários.
Falamos do "Survival", um pequeno robô autónomo que faz a entrega de peças numa das fábricas da Ford na Europa. É capaz de se adaptar ao ambiente que o rodeia e de se desviar de objectos imprevistos que surjam no seu caminho, mudando de rota ou parando sempre que seja necessário.
Foi desenvolvido de raiz pelos engenheiros da Ford e é o primeiro veículo do género a ser usado em qualquer unidade de produção da empresa na Europa.
"Programámo-lo para aprender todo o piso da fábrica, para que, fruto de um conjunto de sensores, não precise de quaisquer ajudas externas para navegar", afirmou Eduardo García Magraner, director de engenharia da fábrica da Ford em Valência, em Espanha, onde este robô está a ser testado.
"Quando começou a circular, alguns funcionários pensaram estar em algum tipo de filme de ficção científica, ficando parados a olhar quando ele passava por eles. Agora já se habituaram e concentram-se nas suas funções, sabendo que o robô é suficientemente inteligente para trabalhar em seu redor", acrescentou.
O fornecimento de peças e de materiais de soldadura às diferentes estações da fábrica é um elemento crucial para manter a cadência de produção dos modelos Kuga, Mondeo e S-MAX. Para os funcionários é uma tarefa demorada e monótona, e apesar do robô não os substituir na totalidade, é capaz de poupar até 40 horas de trabalho diário ao assumir este papel, permitindo assim que os funcionários se foquem em tarefas mais complexas.
"O robô está em testes há quase um ano e, até à data, tem trabalhado na perfeição. Tornou-se num valioso membro da equipa", adiantou Eduardo García Magraner, antes de acrescentar: "Esperamos poder coloca-lo a tempo integral em breve e expandir esta solução a outras instalações da Ford".