Certamente já reparou que os preços que se estão a pagar por determinados automóveis clássicos não param de subir e que existem cada vez mais leilões.
Pois bem, a verdade é que cada vez mais este tipo de automóveis é visto como um investimento. Ainda em 2016 o conceituado jornal "Financial Times" levou a cabo uma reportagem onde concluiu que determinados automóveis clássicos e de colecção tiveram melhor rendimento nos últimos dez anos do que os principais "hedge funds".
E não estamos a falar de meros "trocos". Segundo este estudo, quem investiu no mercado há 5 anos teve um retorno de 161%, e que quem comprou há 10 anos obteve uma valorização de 467%. São números que impressionam e que ajudam a justificar o "Boom" recente que o mercado dos clássicos sofreu.
Mas ter um clássico está longe de ser uma garantia de "fortuna". É que nem todos envelhecem bem e há marcas e modelos em específico que oferecem mais garantias e, por sua vez, mais certezas de lucro. À cabeça surge logo a Ferrari (basta ver que neste "top 10" modelos da casa de Maranello), mas há mais!
E como tal reunimos os 10 automóveis mais caros de sempre, com a certeza que as dezenas de milhões que custaram mais não foram do que trocos para quem os comprou…
Ainda assim, convém recordar que estes são os preços confirmados pelas leiloeiros, com a certeza de que são feitos negócios "paralelos" que não entram para estas contas por não serem oficiais. Ainda em 2013, por exemplo, diz-se que terá acontecido uma venda privada de um Ferrari 250 GTO de 1964 por 52 milhões de dólares, cerca de 45,35 milhões de euros.
O preço dos 10 carros desta lista somados chegam aos 230 milhões de euros, o que seria suficiente para comprar uma ilha nas Caraíbas ou 92 Bugatti Chiron. Mas acredite, depois de ver a galaria acima vai perceber que estes carros foram a escolha certa…
Os 10 carros mais caros de sempre:
1.º 1962
Ferrari 250 GTO - 38.115,000 dólares (33.245,643 euros)
2.º 1957
Ferrari 335 S - 35.711,359 dólares (31.154,930 euros)
3.º 1954
Mercedes-Benz W196 - 29.650,095 dólares (25.867,026 euros)
4.º 1956
Ferrari 290 MM - 28.050,000 dólares (24.472,910 euros)
5.º 1967
Ferrari 275 GTB/4 S NART Spider - 27.500,000 dólares (23.992,040 euros)
6.º 1964
Ferrari 275 GTB/C Speciale - 26.400,000 dólares (23.241,530 euros)
7.º 1955
Jaguar D-Type - 21.780,000 dólares (19.002,720 euros)
8.º 1939
Alfa Romeo 8C 2900 B Luego Spider - 19.800,000 dólares (17.275,200 euros)
9.º 1961
Ferrari 250 GT SWB California Spider - 18.500,000 dólares (16.142,420 euros)
10.º 1959
Ferrari 250 GT California Spider Competizione - 18.150,000 dólares (15.837,953 euros)
Nota: Os preços apresentados acima foram mantidos na mesma moeda da venda por uma questão de rigor, sendo que os valores aproximados em euros (câmbio feito no dia em que esta notícia foi escrita) podem variar no futuro.