O mercado automóvel americano "fechou" 2017 com 17.245.872 unidades vendidas. Parece uma loucura, mas este número representa uma quebra de 1,8 por cento face a 2016 e inverteu uma tendência de crescimento evidente desde a crise económica de 2009.
Deixando de lado as pick up, não deixa de ser aberrante que no país de Trump elas sejam as únicas presenças no "top ten" do mercado...
1º FORD F-SERIES (896.764 vendidos). Há 41 anos consecutivos que as pick up da Ford lideram o mercado americano e, se o mercado americano caiu, as vendas desta proposta cresceram 9,3 por cento face ao ano anterior.
A concorrência critica os números da Ford, argumentando que há grandes diferenças entre todos os modelos da gama. Mas uma coisa é certa: todos têm a referência F-Series, enquanto outras marcas diversificam a designação das suas propostas, de acordo com as suas características...
3º RAM Pick up (500.723 vendidos). As RAM 1500, 2500 e 3500 passaram a estar incluídas com uma designação semelhante e saltaram para o terceiro lugar do mercado. Estas pick up apostaram sempre no design e na diferença. Estão anunciadas novas propostas para o Salão Automóvel de Detroit e, se assim acontecer, poderemos ver para onde caminha esta marca do Grupo FCA (Fiat-Chrysler Automobiles).
4º TOYOTA RAV4 (407.594 vendidos). Os SUV são um mercado em crescimento e isso é evidente nos cinco continentes. O RAV4 afirmou-se nos EUA, onde chegou em 1995, e continua a marcar uma presença marcante. Os diversos tipos de motorização acabaram por ajudar ao sucesso de um proposta marcante, que ultrapassou as vendas de veículos com peso nos EUA, como o Camry e o Corolla.
6º TOYOTA CAMRY (387.081 vendidos). O primeiro automóvel convencional só surge no sexto lugar do ranking. Já foi apontado como o mais popular dos familiares americanos, mas, apesar da proposta ter evoluído, o sedan continuou a perder terreno para os SUV...
7º HONDA CR-V (377.895 vendidos). A relação preço/qualidade/espaço disponível é um argumento imbatível, e por isso a proposta da Honda surgiu mais apetecível, tanto mais que tem referências muitos positivas ao nível dos departamentos de segurança das auto-estradas americanas e do instituto se segurança.
9º HONDA ACCORD (322.655 vendidos). O que foi dito para o Civic continua a ser verdade para o Accord, apesar de não ser uma proposta tão relevante para o mercado europeu. Mas nos EUA, o modelo que em 1989 destronou o Ford Taurus na hierarquia do mais popular automóvel de cinco portas ainda é uma referência, que poderá continuar a fazer a diferença com uma nova proposta, já anunciada, para este ano.
10º TOYOTA COROLLA (308.695 vendidos). O Corolla é o grande ícone da Toyota. Já foi cavalo de batalha na Europa, uma afirmação nos EUA e até esteve na origem de uma estratégia global, que não funcionou como se esperava.
Mas, mesmo assim, o Corolla continua a ser uma referência nos cinco continentes e, sem dúvidas houvesse, basta olhar para a sua presença no "top ten" do mercado americano.