O mercado dos diesel está em queda em quase todos os países europeus. Nos primeiros três meses deste ano, apenas 37,9 por cento dos veículos vendidos contou com este tipo de motorização, em contraste com o crescimento das motorizações a gasolina, que atingiram os 55,5 por cento do mercado, em período idêntico.
Os 1.574.333 automóveis diesel vendidos neste início de 2018 representam uma quebra de 17 por cento nas vendas face a período homólogo de 2017. Os cerca de 300 mil veículos que ficaram por vender engrossaram o mercado dos modelos com combustíveis alternativos (+26,9%): a venda dos 100 por cento eléctricos cresceu 34 por cento, mas os híbridos plug-in registaram um crescimento de 60 por cento.
As vendas de propostas híbridas já atingiram 6,5 por cento, mas os eléctricos apenas pesam 1,7 por cento nas vendas, o que mostra que há uma boa margem de progressão.
Alemanha e Espanha são os mercados onde é mais evidente a procura de automóveis electrificados (híbridos e eléctricos), tendo registado crescimentos de 73,4 e 53,4 por cento, respectivamente.
EM PORTUGAL. Entre Janeiro e Março foram vendidos no nosso país 34.388 automóveis com motor diesel, em contraste com os 37.627 matriculados durante o mesmo período de 2017. Houve uma quebra de 8,7 por cento, que contrasta com o aumento de 24,8 por cento no campo das motorizações a gasolina. As vendas de veículos eléctricos aumentou 96,7 por cento, mas essa percentagem é enganadora: apenas representa 338 modelos. No mesmo período foram vendidos 1.664 híbridos e 579 híbridos PHEV.
A quebra nas vendas de motores diesel no nosso país é significativa, mas ainda está longe do "top ten" deste ranking a nível europeu:
As maiores quebras nas vendas diesel
1º Reino Unido: -33,3% (240.614)
2º Finlândia: -24% (8.479)
3º Eslovénia: - 23,4% (6.746)
4º Suécia: - 22,1% (36.654)
5º República Checa: - 21,5% (21.679)
6º Alemanha: - 21,3% (283.766)
7º Irlanda: - 20,3% (40.403)
8º Bélgica: - 18,9% (62.247)
9º Áustria: - 18,6% (37.879)
10º Espanha: - 17,3% (130.661)
Portugal: -8,6% (34.388)
Itália foi o país europeu onde se venderam mais motores diesel durante o primeiro trimestre (316.367), mas mesmo assim foi registada uma quebra de 2,6 por cento. Como curiosidade, refira-se que França, um mercado onde os diesel teveram sempre muito peso, registou uma quebra nas vendas de 2,6 por cento (226.048 unidades).