Há trinta anos nasceu uma sigla que se tornou sinónimo de "performances" e de uma paixão, quase diríamos de um culto automobilístico que está muitos furos acima da popularidade de que goza a própria marca que lhe está na origem: falamos da STI, a sigla dos produtos desportivos da Subaru e que se tornou particularmente famosa com o Impreza, esse carro que ainda acelera muitos corações.
O fundador do departamento, Ryuichiro Kuze, supervisionaria a construção do primeiro modelo de elevadas prestações, um Legacy STI com motor "boxer" turbo de 220 cv. Em Janeiro de 1989, num anel de velocidade no Arizona, a Subaru mostrou ao que vinha com a sua divisão STI, estabelecendo um impressionante recorde: ao longo de vinte dias, bateu o recorde FIA de Resistência para 100 mil quilómetros, à média de 222 km/h!
Mas a tracção integral que a marca dominava estava já a dar cartas no Mundial de Ralis e, depois de uma estreia bem sucedida no duríssimo Safari, em 1990, a Subaru decidiu-se mesmo pela participação no campeonato com os Legacy, iniciando uma ligação que ficaria famosa com o malogrado escocês Colin McRae. A primeira vitória da Subaru, ainda com o Legacy STI, chegaria no rali da Nova Zelândia de 1993, antes da estreia, no ano seguinte, do Impreza STI.
Em simultâneo, a Subaru foi lançando modelos de estrada com a sigla STI e mecânicas poderosas, tirando partido da popularidade ganha nas competições. O primeiro foi um Legacy STI, em 1992, disponível apenas no Japão. Mas o Impreza STI foi um retumbante êxito a nível global e ainda hoje é um carro com muita procura no mercado de usados! Em especial os primeiros, já que as últimas gerações foram algo descaracterizadas, no entender dos apaixonados pela história do Impreza STI WRX.
Mais recentemente, a Subaru voltou a trazer o Impreza STI para as manchetes, com uma versão cheia de… "esteroides", preparada para bater recordes vários. O Impreza WRX STI Type RA NBR começou por estabelecer um novo máximo na volta ao perigoso traçado da Ilha de Man com Mark Higgins ao volante para, pouco tempo depois, conseguir a espantosa marca de 6.57,5 numa volta ao "Inferno Verde", o Nordschleife do Nürburgring, guiado por Richie Stanaway. Trinta anos depois da sua criação, a sigla STI continua a fazer bater corações e a despertar paixões pelos automóveis rápidos e de comportamento ultra eficaz, com a assinatura da Subaru!