O Bentley EXP12 apresentado no último Salão de Genebra mostra uma aproximação da marca de Crewe à mobilidade eléctrica, mas é muito mais do que isso...
Este roadster foi realizado com base no EXP 10 apresentado há dois anos com o objectivo de apalpar terreno para o lançamento da quinta família de modelos da marca, como foi admitido por Wolfgan Durheimer, o CEO da Bentley.
Ainda não há qualquer indicação sobre a entrada em produção de um coupé de dois lugares ou de um roadster, mas a presença do EXP 12 6e em Genebra mostra que em Crewe se continua a trabalhar nesta direcção, porque
"uma excelente aposta para o futuro", como admitiu Durheimer.
Tanto o coupé de 2015 como o novo roadster misturam formas que identificam facilmente a Bentley com propostas muito inovadoras no campo da forma. Mas se em termos de imagem as duas propostas são equivalentes, ao nível mecânico seguem caminhos diferentes.
O EXP 10 foi apresentado como um híbrido, com um motor de combustão interna e um eléctrico numa proposta próxima da que é conhecida em vários outros modelos das marcas do Grupo VW, já o EXP 12 6e surgiu com uma motorização eléctrica.
A Bentley não avança grandes pormenores sobre esta opção, mas tudo indica que adoptou um motor eléctrico em cada um dos eixos, o que garante tracção total permanente. Também não se sabe nada sobre a colocação das baterias. Mas a altura reduzida e o tablier elevado levam a pensar que elas podem surgir longitudinalmente na carroçaria e transversalmente à frente dos dois ocupantes, numa forma de "T".
Em termos de volume o EXP 12 6e é ligeiramente mais comprido do que um Aston Martin Vantage V8, mas 20 cm mais curto do que um Continental GT. Tem uma imagem à altura de poder fazer frente aos modelos dos seus vizinhos de Gaydon, mas tudo depende das opções que forem assumidas: será que os EXP serão apenas eléctricos ou haverá alternativas com motores de combustão interna?
Só o futuro o dirá....