Todos reconhecem o Aston Martin DB5 como o carro de James Bond. Ele surgiu em 1964 no filme "Goldfinger" com o agente 007 ao volante (então Sean Connery) e regressou aos ecrãs noutros filmes da saga. Mas poucos sabem que o primeiro DB surgiu há 70 anos e a sigla são as iniciais de David Brown, que adquiriu a marca fundada por Lionel Martin e Robert Bamford em 1947.
Seguiram-se cinco gerações do DB4, incluindo o DB4 GT, que deu lugar ao icónico DB5 que foi protagonista em "Goldfinger", o terceiro filme da saga 007. Mas, dois anos depois de se ter passeado pelo grande ecrã, passou à reforma para dar lugar ao DB6 com uma carroçaria mais volumosa e um motor mais potente.
Em 1967, William Towns alterou profundamente a imagem dos Aston Martin com o DBS, que em 1969 passou a contar com um motor V8. Mas o DB6 continuou a ser produzido até 1970, sendo claramente o mais popular dos desportivos de Newport Pagnell.
A Ford deixou a Aston Martin em 2007, e dois anos depois a marca saiu do quartel-general de Newport Pagnell para se instalar em Gaydon, onde veio a ser produzido o DB9 lançado em 2009, bem como o novo DBS que marcou o regresso da parceria com a produção dos filmes de James Bond.
Nasceu assim o protótipo DB10 que foi utilizado em "Spectre", o último filme da saga, para além de dar origem ao DB11 (vídeo abaixo) lançado em 2016. Como curiosidade, refira-se que o DB1 de 1947 contava com um motor 2.0 litros com quatro cilindros e 90 cv e o actual DB1 pode contar com um 5.2 V12 com 608 cv ou um 4.0 V8 com 510 cv, fornecido pela AMG.