A apresentação do Lamborghini Urus está agendada para o dia 4 de Dezembro em Sant’ Agata Bolognese, a sede da marca italiana. Esquecendo o LM002 apresentado há 30 anos, será o primeiro SUV de um construtor que apenas tem produzido grandes desportivos radicais. Com a nova aposta, a Lamborghini pretende duplicar a produção e passar de 3.500 para 7.000 unidades/ano.
O Urus está pronto e Maurizio Reggiani, o director de desenvolvimento da Lamborghini, admitiu à Comunicação Social italiana que a versão final não difere muito do protótipo que já passou por vários salões.
"Será o Lamborghini dos SUV, um modelo sem compromissos", afirmou Reggiani.
"Fizemos vários testes de comportamento, quer em Nürburgring, quer no deserto, para testar os diversos modos de condução desenvolvidos".
A marca de Sant’ Agata Bolognese não esconde que, se os grandes desportivos como o Huracán e Aventador foram desenvolvidos para garantir o maior conforto em estrada e performances radicais em pista, o Urus foi pensado para ser eficaz em estrada e fora dela.
Para aumentar a polivalência foram adoptadas barras anti-rolamento activas para reduzir o rolamento da carroçaria e para garantir o conforto.
"O Urus pode ser uma limousine em estrada, está à vontade em pista e, graças a um pack específico, poderá chegar a locais onde outros não chegam", acrescentou Maurizio Reggiani.
O motor V8 turbo de 650 cv de potência será o coração de um SUV que poderá chegar aos 300 km/h. Graças à sobrealimentação, a Lamborghini consegue oferecer mais potência a regimes mais baixos (logo às 1.500 rpm), o que favorece uma utilização nas dunas do Médio Oriente.