A Skoda revelou dois esboços do já conhecido estudo de um "crossover" eléctrico, o Vision E, que apresentará no salão de Frankfurt com algumas actualizações. O
Vision E fez furor no salão de Xangai, onde o Grupo VW anunciou forte ofensiva eléctrica, com outros protótipos da VW (
I.D. Crozz) e da Audi (
e-tron Sportback), garantindo que também a marca checa estava englobada na estratégia 2020-2025 de lançamento de vários modelos de emissões zero.
Contudo, ao contrário de muitos outros construtores (nomeadamente dentro do próprio Grupo), a Skoda não irá ter nenhuma submarca para a sua gama eléctrica, integrando esses modelos na nomenclatura geral usada também nos carros com motores a combustão. A VW lançará a sua gama eléctrica sob a "etiqueta" ID, enquanto a Audi já conta há muito com a submarca e-tron, a Mercedes usará a EQ e a BMW criou a submarca i. Mas o construtor checo não seguirá esse caminho, tratando os modelos eléctricos como todos os outros, nomeadamente o Superb híbrido "plug in" que será o seu primeiro carro electrificado.
A revelação foi feita por Guido Haak, responsável pelos produtos da marca checa, que não escondeu que a Skoda está a tentar fazer o mesmo que a Tesla já conseguiu, estimulando o interesse pelos automóveis eléctricos… mas com uma grande diferença: os Skoda eléctricos serão bem mais baratos e acessíveis que os Tesla!
Haak prometeu que os modelos eléctricos que a Skoda lançar terão a habitual excelente relação qualidade/espaço/preço dos modelos da marca, uma autonomia real confortável, "design" moderno, sistemas de assistência à condução e uma condução divertida. A marca está a desenvolver um novo sistema que avisa o condutor da necessidade de se afastar por se estar a aproximar um veículo de emergência, mas Haak reconheceu não poder garantir que esteja pronto a tempo do lançamento do primeiro veículo eléctrico.
Voltando ao Vision E que estará em exibição em Frankfurt, não terá grandes alterações por fora nem no seu conceito. As novidades dizem respeito a novos e mais evoluídos sistemas de conectividade e ao dispositivo de condução autónoma de Nível 3 que procura sozinho um lugar para estacionar, arrumando logo o carro.
Por fora continuará, portanto, com a forma com que o conhecemos no salão de Xangai e as mesmas dimensões: 4,668 m de comprimento, 1,924 m de largura e 1,591 m de altura. Na sua base está a plataforma MEB que os modelos do Grupo VW usarão, com as baterias de iões de lítio no chão e suficientes para uma autonomia de 500 km, apesar de ter de alimentar dois motores que totalizam 306 cv, um em cada eixo, de forma a garantir tracção integral.