O Rolls-Royce Cullinan, o primeiro SUV da "Rolls", foi apresentado na semana passada como sendo o SUV mais exclusivo, mais caro e mais luxuoso do mercado. A marca britânica define-o com o primeiro SUV "híper luxuoso" de sempre, mas será que é mesmo assim? Será que este Cullinan criou mesmo um novo segmento? Não, pelo menos é isso que dirá a Bentley, que em 1996 criou o Dominator…
Foi, portanto, uma espécie de projecto secreto dentro da Bentley, que na altura pertencia à… Rolls–Royce. Tão secreto que as poucas fotos que existem foram tiradas enquanto estas seis unidades eram carregadas para o avião que os levaria até à garagem do sultão. Ainda assim, os poucos registos que existem permitem-nos saber que este Bentley foi realizado sob a base de um Range Rover de terceira geração e que surgiu muito antes de qualquer SUV de luxo.
Destacava-se pela abertura traseira dividia, com o vidro a abrir para cima e a zona inferior a abrir para baixo, pelo "look" musculado, pela enorme grelha dianteira e claro, pelo motor que tinha debaixo do "capot". Diz-se que a escolha recaiu sobre o motor do Bentley Continental da altura, um V8 de 6,75 litros que debitava 384 cv de potência e 750 Nm, com o sistema de tracção integral a ser aproveitado do Range Rover.
Nos anos 90, quando surgiu, era visto como o luxo máximo sobre rodas e agora, mais de duas décadas depois, podemos olhar para ele como uma espécie de pai do Rolls-Royce Cullinan. É certo que ninguém poderá colocar em causa o que a Rolls-Royce acaba de introduzir com o Cullinan, mas uma coisa é certa: o primeiro SUV de luxo chama-se Dominator e foi feito pela Bentley!