Pesquisa
Actualidade

Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da dona da Mercedes!

14:00 - 26-02-2018
  526
Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!
Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!Patrão da chinesa Geely já é o maior accionista da Daimler, dona da Mercedes!

Há muito que o patrão da Geely andava atrás de uma participação significativa na Daimler, a dona da Mercedes-Benz e da smart, entre outras. Agora, ao comprar 9,69% das acções da empresa alemã – mais concretamente 103.619.340 acções –, Li Shufu tornou-se no maior acionista individual da Daimler, para o que gastou cerca de nove mil milhões de dólares, qualquer coisa como 7200 milhões de euros!

Dizem as fontes mais próximas do milionário chinês e patrão do Grupo Geely que tem vindo a coleccionar o controlo sobre diversas marcas (Volvo e Lotus são as nossas mais conhecidas) que Li Shufu defende que, num futuro a longo prazo, a indústria automóvel irá ficar reduzida, das dezenas de marcas actuais, a três ou quatro fornecedores para todo o Mundo! E, como tal, não quer perder terreno, de forma a fazer parte desse tão restrito monopólio…

Em Novembro, a Geely tinha feito mesmo uma oferta para a tomada de controlo da Daimler, comprando a maioria das acções a um preço… simpático. Na altura, a "holding" alemã recusou a proposta de Li Shufu e enviou-lhe mesmo um recado: se estava interessado em comprar que fosse ao mercado bolsista normal e comprasse acções. Pois foi o que o patrão da Geely fez, reunindo as acções suficientes para se tornar no maior acionista individual da gigante Daimler!

Talvez sabendo esta história se perceba a "secura" do comunicado emitido pela Daimler, a confirmar a operação, embora dizendo-se "agradada" por poder contar com um novo acionista com visão a longo prazo. O comunicado da Daimler ainda elogiou a visão de futuro de Li Shufu como empreendedor, esperando manter uma relação que permita mudar o futuro da indústria. Mas não deixou de recordar que tem uma presença forte na China, nomeadamente com uma forte parceria com a BAIC, construtor que acaba por ser rival da Geely…

Já Li Shufu parece entrar na Daimler num clima de paz e cooperação, apesar da "nega" que levou em Novembro… "A Daimler é uma companhia fantástica, com uma liderança de elevadíssima qualidade. Será uma honra apoiar no futuro esta equipa única, sob a liderança de Dieter Zetsche", disse Li Shufu, proprietário da Zhejiang Geely Holding e do Grupo Geely.

"Fico particularmente satisfeito por poder acompanhar a Daimler na sua caminhada para se tornar um dos maiores fornecedores mundiais de mobilidade elétrica. Pretendo manter-me totalmente alinhado com as ideias da companhia e a estrutura de liderança da Daimler, bem como respeitar os seus valores e cultura". A forma como tem lidado com a Volvo pode ser vista como prova das boas intenções de Li Shufu…

Só para se ter uma ideia da dimensão da "holding" Zhejiang Geely Group, teve em 2017 um volume de negócios de cerca de 35 mil milhões de euros, sendo o maior construtor de automóveis privado chinês. Possui a Geely Automobile, a Hangzhou (46%), a Volvo Cars (100%), a Lotus Cars (51%), a malaia Proton Cars (49,9 %) e a London Taxi (100%) que está a fazer os novos táxis londrinos, elétricos. É também uma das maiores fornecedoras de mobilidade elétrica do Mundo, nomeadamente através da sua empresa de "car sharing" Cao Cao que opera uma frota de 16 mil automóveis!

Faltam 300 caracteres
Comentário enviado com sucesso
Subscrever Newsletter
pub
×
Enviar artigo por email

Restam 350 caracteres

×
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login. Caso não esteja registado no site de Aquela Máquina, efectue o seu registo gratuito.