O Peugeot 508 foi o vencedor do "Essilor Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal". Um júri de 19 jornalistas, em representação de outros tantos Orgãos de Comunicação Social, entre os quais o Correio da Manhã, elegeu a berlina francesa no culminar de processo que decorreu ao longo dos últimos meses.
Numa fase inicial os 23 automóveis inscritos foram testados pelos jurados. Foram seleccionados sete finalistas: Audi A1, DS7 Crossback, Hyundai Kauai Electric, Kia Ceed, Opel Grandland X e Volvo V60 e, na votação final da 36ª edição do Carro do Ano em Portugal o Peugeot 508 arrebatou a vitória.
Paralelamente à eleição do Carro do Ano, foram votadas outras propostas lançadas no mercado nacional ao longo do ano passado, sob a óptica das suas características específicas e os vencedores foram:
Audi A1 1.0 TFSI – Citadino do Ano
Kia Ceed Sportwagon 1.6 CRDI – Familiar do Ano
Peugeot 508 2.0 BlueHDi – Executivo do Ano
VW Touareg 3.0 TDI – Grande SUV do Ano
DS7 Crossback 1.6 Puretech – SUV Compacto do Ano
Hyundai Kauai EV – Ecológico do Ano
O Grupo PSA (Peugeot, Citroen, DS e Opel) foi o grande vencedor de uma eleição onde foram atribuídos outros prémios: Artur Martins, vice-presidente da Kia Motors Europe foi considerado a "Personalidade do Ano".
A Volvo venceu o prémio "Tecnologia e Inovação", com o "Oncoming Lane Mitigation by Braking", uma tecnologia tecnologia que permite detetar veículos que se dirigem em contramão. Se a colisão não puder ser evitada, o sistema trava automaticamente e prepara os cintos de segurança para ajudar a reduzir os efeitos do impacto.