A Peugeot Sport participará, este mês, na sua última edição do Dakar e já tem um novo desafio entre mãos, este de grande envergadura: irá tentar convencer o patrão do Grupo PSA, o português Carlos Tavares, a construir um novo desportivo com que a Peugeot possa rivalizar com o Alpine que a Renault está prestes a lançar e já com aparente sucesso comercial!
É verdade que a Peugeot tinha, aparentemente, um bom modelo de base para este desafio, o RCZ, mas a sua produção terminou em Setembro de 2015. Além disso, a ideia da Peugeot Sport parece ser bem diferente, procurando um desportivo de raiz, com um "design" de encantar – porque, neste particular, a marca não tem um modelo mítico a que possa recorrer numa recriação, como fez a Alpine… – e com um comportamento dinâmico de referência.
À ideia vem-nos logo o soberbo "concept" Onyx que a Peugeot apresentou no salão de Paris de 2012… na mesma altura em que apareceu um protótipo de nome Renault Alpine! Na altura chegou a ser feita uma versão rolante do Onyx que, pelo menos em teoria, montaria a mecânica do 908 Hybrid com que a Peugeot acabou por nunca correr em Le Mans, mas que tinha um V8 turbodiesel atrás e um motor eléctrico à frente, para um total de cerca de 680 cv.
Ou seja, tudo indica que, no final deste ano, Carlos Tavares terá dois projectos para analisar e, em princípio, só um irá avançar, o da DS ou o da Peugeot Sport, embora o português pareça ter uma inclinação sentimental para este último. Contudo, na hora de decidir, serão os números e a estratégia de produto a falar mais alto. De qualquer forma, este novo desportivo, a avançar, não deverá concretizar-se antes do final desta década.