A Toyota Hilux sempre teve um enorme elemento de diversão, já que existem poucos obstáculos capaz de lhe fazer frente. Isso, juntamente com o facto de ter construído uma reputação de "máquina" bastante fiável, fez com que a Tamiya, conhecida marca de carros "kit" e telecomandados, visse na Hilux uma escolha mais do que óbvia para criar uma versão à escala controlada à distância.
A experiência foi tão boa que a este modelo rapidamente se tornou um dos modelos mais icónicos da marca. Agora, vários anos depois, foi a vez da Toyota homenagear a Tamiya, construindo uma versão em tamanho real da miniatura que se tornou popular nos anos 80.
Denominado Hilux Bruiser, a principal diferença entre ambos é mais do que óbvia: o tamanho! E acredite, mesmo por comparação com uma Hilux "convencional", este Hilux Bruiser é gigante. E a grande responsável por isso é uma empresa fundada na Islândia chamada Arctic Trucks. O mais certo é nunca ter ouvido falar nela, mas quando se procura um veículo para atacar condições extremas (como no Polo Norte) esta é a empresa a visitar.
Para esta versão, que tem por base a nova Hilux com a variante "Extra Cab", a Arctic Trucks instalou o "pack" de conversão AT35 – os níveis para a Hilux vão do AT33 até ao AT38 (o mais radical de todos), passando pelo AT35 e AT37 -, que não só garante um novo diferencial e uma suspensão redesenhada como conta com arcos das rodas maiores e mais salientes para acomodar enormes pneus de 35 polegadas.
Estas alterações mecânicas, juntamente com o motor de quatro cilindros turbodiesel (de 148 cv), a caixa manual de seis velocidades e o sistema de tracção integral, fazem com que esta Hilux se sinta "como peixe na água" nos maus caminhos, mas o maior desafio foi recuperar o "look" que o carro telecomandado da Tamiya apresentava nos anos 80.
Para isso a divisão da Toyota no Reino Unido recorreu à empresa "Funkeefish" para aplicar a cor "Diamond Blue" na carroçaria, bem como todos os autocolantes da versão brinquedo, muitos deles reproduzidos à mão. Mas claro, faltavam os toques finais: a antena que "comunicava" com o telecomando e o botão "on/off". A antena ficou "arrumada" junto à janela traseira desta "pick-up" e o botão para ligar/desligar ficou montado na zona de carga.