A venda de pick ups tem vindo a crescer no mercado europeu e se a procura é maior a oferta também aumentou, mas são os modelos com maior tradição que continuam a garantir o maior volume de vendas.
Segundo a "Jato", durante o primeiro trimestre deste ano foram vendidas 59.000 pick ups na Europa. Não é um valor significativo, mas está a tornar-se relevante e vários construtores aposta nesta via. Muitos deles, como a Mercedes, a Renault ou a Fiat, associaram-se a "especialistas" neste campo para garantirem o fornecimento de chassis e motores para reduzirem ao mínimo os custos do projecto e desenvolvimento das suas propostas.
Entre Janeiro e Abril as vendas cresceram 8 por cento, mas são os modelos históricos que representam a maior fatia. A Ford Ranger lidera este mercado com uma vantagem significativa (26%), seguida pela Toyota Hilux (17%) e Nissan Navara (16%). O peso destas propostas representa 59% do segmento.
Entre as marcas que ocupam os lugares do pódio, a Ford e a Toyota não têm qualquer parceria com outro fabricante, mas a Nissan Navara está na origem da Mercedes Classe X (4,5% do mercado) e da Renault Alaskan (1,5%). A Isuzu também não tem qualquer parceria na produção da D-Max (4,5%).
A Mitsubishi L200 (13%) é a melhor dos outros. Recorde-se que a marca japonesa tem uma parceria com a VW para a realização da Amarok (11%) e com a Fiat, que propões a Fullback (3,3%).