A Polestar, a nova submarca de automóveis eléctricos da Volvo, apresentou esta quarta-feira o 2, o seu primeiro modelo de produção em grande escala que terá pela frente um adversário de peso, o Tesla Model 3.
Com início de produção agendado para os primeiros meses de 2020, na China, importa dizer que Portugal não está no primeiro lote de mercados onde o Polestar 2 estará disponível, ao contrário do Tesla Model 3, cujos primeiros modelos já circulam no nosso país.
Apesar de tudo isto, resolvemos colocar lado-a-lado estes dois modelos e perceber se há, de facto, motivos para que todos os considerem adversários.
O Polestar 2 será alimentado por dois motores eléctricos que garantem uma potência combinada de 402 cv e 660 Nm de binário máximo. Por seu turno, o Tesla Model 3 está disponível com dias versões distintas, Long Range e Performance. A primeira conta com tracção total e com dois motores que produzem uma potência combinada de 351 cv. Já a segunda, também com tracção total, tem dois propulsores eléctricos que garantem 462 cv de potência.
A Polestar reivindica uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos para o "2", quase o mesmo que a Tesla anuncia para o Model 3 Long Range (4,8 segundos). Ainda assim, a "conversa" muda de figura quando o Tesla em questão é o Model 3 Performance, já que esta versão do eléctrico da marca de Elon Musk consegue cumprir o registo dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos.
O Polestar 2 está equipado com um "pack" de baterias de 78 kWh que garante uma autonomia de 500 quilómetros. Por seu turno, a versão "Long Range" do Tesla Model 3 – equipada com uma bateria de 75 kWh - tem uma autonomia anunciada de 544 quilómetros, mais 14 km que a versão "Performance".
O Polestar 2 foi anunciado com um ecrã central (vertical) de 11 polegadas que serve de terminal para o sistema operativo Android. Estão disponíveis vários serviços da Google, é possível aceder à Google Play Store para instalar novas aplicações e será muito fácil dar acesso remoto ao automóvel através do smartphone.
Já o Tesla Model 3, que conta com um ecrã central (horizontal) de 15 polegadas que permite controlar todos os sistemas do veículo, destaca-se pelo sistema Autopilot. Apesar de ser um opcional que custa 5.400 euros, o Enhanced Autopilot faz com que o Model 3 seja capaz de ajustar a velocidade às condições do trânsito, de se manter na faixa, de sair de forma automática de espaços apertados e claro, de estacionar sozinho.
O objectivo da Polestar é comercializar o "2" a partir de 39.900 euros (na Alemanha), mas durante os primeiros 12 meses de produção só estará disponível na versão "Launch Edition" que no mercado alemão terá um preço a começar nos 59.900 euros.
Já o Tesla Model 3, que nos Estados Unidos arranca nos 35 mil dólares para a versão base, começa nos 60.200 euros no nosso país para a variante Model 3 Long Range e nos 70.300 euros para a proposta mais radical da gama, o Model 3 Performance.