Imagine que está à frente de uma força policial com a missão de investigar o roubo de um estaleiro municipal, no final de Abril, de um gerador electrogéneo de três toneladas avaliado em mais de 15 mil euros.
Agora espante-se quando, ao fazer a revista à casa do suspeito, descobre num armazém anexo uma colecção de "clássicos" desportivos.
Foi o que sucedeu na última semana aos agentes da Ertzaintza, a polícia autonómica do País Basco, quando identificaram e detiveram o suspeito do assalto.
No barracão ao lado da casa em Getaria, uma vila costeira entre Bilbau e San Sebastián, depararam-se com uma caverna digna do conto ‘Ali Babá e os 40 Ladrões’.
Vários Mitsubishi Lancer Evolution, um Renault 5 Turbo e outro R5 Copa Turbo, um BMW M3, um Ford Escort Cosworth e outro Sierra Cosworth, um Peugeot 205 GTI, um Lancia Delta Integrale… São 26 desportivos que marcaram os anos 80 e 90!
Curiosidade? Aparentemente, todos os bólides tinham sido roubados e alguns já tinham os números do quadro forjados, entre outras irregularidades.
A Ertzaintza já confirmou que os carros, alguns deles muito valiosos pela sua raridade, foram roubados em vários países europeus e estavam para venda nos mercados da especialidade.
Além dos desportivos e do gerador entretanto recuperados, a Ertzaintza "apanhou" também várias armas e dinheiro, proveniente, ao que tudo indica, de negócios ilícitos.