A Tesla está a tornar-se cada vez mais popular entre os departamentos de polícia de todo o mundo e a mais recente força a juntar-se a este lote foi a polícia de Basileia, na Suíça. Este departamento já tinha anunciado no início deste ano que iria trocar sete carros patrulha a diesel por sete Tesla Model X 100D, mas só agora os apresentaram.
A decoração final deste Tesla Model X só foi apresentada esta quinta-feira, mas na conta oficial de Instagram desta polícia foi possível acompanhar o processo de transformação dos sete exemplares (ver galeria).
Do ponto de vista visual pouco ou nada mudou, com excepção do "kit" de luzes de emergência no tejadilho e na grelha dianteira, e da decoração com as cores desta força de segurança. O mesmo não se pode dizer do interior, que precisou de ser adaptado com os mais avançados sistema de comunicação.
Recorde-se que o Tesla Model X 100D conta com um "pack" de baterias de 100 kWh de capacidade, a maior da gama, permitindo-lhe percorrer até 565 quilómetros (de acordo com o ciclo NEDC) entre carregamentos. A potência é enviada para as quatro rodas (motor duplo) e permite-lhe acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,9 segundos. A velocidade máxima está limitada aos 250 km/h.
No nosso país, o Tesla Model X 100D está disponível por um preço que começa nos 119.900 euros, aos quais se somam mais 5.400 euros para quem quiser contar com o sistema Autopilot.