O Porsche Museum levou três anos a recuperar o 911 (901 – nº 57), o mais antigo 911 e que passa a ser o mais antigo 911 da sua colecção. O modelo que está exposto no
museu da marca em Estugarda foi produzido em Outubro de 1964 e faz parte da primeira série que ficou conhecida como 901.
Nos anos 60 a Porsche desenvolveu o herdeiro do 356 com a designação 901, mas algumas semanas antes do início da produção no Outono de 1964, a marca foi obrigada a mudar o nome do coupé porque a Peugeot havia registado a patente de todos os nomes de automóveis com três dígitos com um zero a meio. Por isso os novos Porsche foram construídos sob o nome 901, mas saíram da fábrica com a referência 911.
Os primeiros 911 são verdadeiras raridades mas ainda há modelos que aparecem do "nada". Foi o que aconteceu com o novo inquilino do museu da Porsche. Em 2014, uma cadeia de televisão alemã que estava a realizar um programa sobre objectos de colecção e "memorabilia" encontrou dois 911 dos anos 60. Depois de contactos com o Porsche Museum, os responsáveis da colecção verificaram que o chassis 300.057 de um deles correspondia a um dos pouco conhecidos por terem sido produzidos antes de a Porsche ser obrigada a alterar o nome do coupé. Apesar da degradação dos dois modelos, o museu decidiu comprá-los para completar uma lacuna importante que tinha na sua colecção.
Nenhum destes 911 tinha sofrido qualquer tipo de restauro. Mantinham todas as características originais e foi essa situação que levou a marca a avançar para a compra. A recuperação e restauro foram feitos com peças originais oriundas do espólio do museu e de outros modelos da época. Foi assim com o chassis e a carroçaria, mas também com o motor, transmissão e até o sistema eléctrico.
Os padrões de exigência e qualidade colocadas neste projecto acabam por justificar os três anos de trabalho da equipa de técnicos do Porsche Museum, que trouxeram à vida o 911/901 300.057. A Porsche não diz quanto pagou pelo modelo nem avalia o trabalho realizado, pelo que não é fácil calcular o valor de um 911 tão raro como este, sobretudo quando se trata de um modelo de uma marca que desperta grandes paixões.