O Porsche 911 GT3, apresentado pela primeira vez no Salão Automóvel de Genebra de 1999, cumpre este ano o 20.º aniversário. Ao longo de todos estes anos, esta versão do Porsche 911 ascendeu ao estatuto de ícone e transformou-se num automóvel de culto, já que continua a preservar o motor boxer atmosférico, a caixa de velocidades manual e tracção traseira.
Tudo começou em 1999, quando a Porsche apresentou uma versão de estrada inspirada no GT1 de Le Mans. Nascia o 911 GT3, que ganhou ainda mais força quando se soube que o desenvolvimento tinha ficado a cargo da Porsche Motorsport e de alguns nomes históricos da marca de Estugarda, entre eles o mítico Walter Röhrl.
Desde essa altura o Porsche 911 GT3 não parou de evoluir e está cada vez mais rápido e preciso, apesar de continuar a respeitar o ADN que esteve na base do modelo original. De acordo com a marca germânica, 80 por cento dos 911 GT3 que vende em todo o mundo continuam a ser conduzidos com regularidade em circuito.
Inspirado no mítico Porsche 911 Carrera RS 2.7, o primeiro 911 GT3 teve por base a versão 996 do 911 e contava com um motor boxer de seis cilindros e 3.6 litros, atmosférico e refrigerado a água, que produzia 360 cv de potência.
Este modelo contava com uma suspensão rebaixada em 30 mm e um sistema de travões melhorado. Além disto, e a pensar na utilização em pista, permitia alterar a relação da caixa de velocidades, a geometria dos eixos, as molas da suspensão ou as barras estabilizadoras. A versão Clubsport tinha ainda uma gaiola de segurança opcional.
Depois do sucesso do 911 GT3 original, a Porsche actualizou-o em 2003 e resolveu melhorar o motor boxer, elevando a potência aos 381 cv, graças ao sistema VarioCam de distribuição variável. Esta evolução contou ainda com a estreia dos travões (opcionais) carbocerâmicos neste modelo, denominados PCCB (Porsche Ceramic Composite Brake).
A Porsche demorou apenas três anos a voltar a "mexer" no 911 GT3, lançando um novo modelo em 2006, desta vez baseado na nova geração do 911, a 997. Esta versão viu a potência do motor boxer de seis cilindros subir até aos 415 cv e estreou uma nova suspensão activa, denominada PASM (Porsche Active Suspension Management).
Pouco tempo depois surgiu uma nova actualização, desta vez com direito a aumento de cilindrada. O motor boxer chegou aos 3.8 litros, permaneceu atmosférico, mas viu a potência total subir para os 435 cv.
Para acompanhar este aumento de potência, a Porsche deu ao 911 GT3 (997.2) uma aerodinâmica renovada que permitiu duplicar a carga gerada.
Em 2013, e para celebrar os 50 anos do Porsche 911, a Porsche levou ao Salão Automóvel de Genebra (palco da apresentação do GT3 original) uma nova geração do 911 GT3. Tinha por base o 911 (991) e contava com um novo chassis, uma nova carroçaria, um novo motor e uma nova caixa de velocidades.
Era alimentado por um motor boxer atmosférico de 3.8 litros que produzida 475 cv de potência e contava, pela primeira vez, com uma caixa automática PDK de dupla embraiagem e com um eixo traseiro direccional.
Esta versão do 911 GT3 registou um tempo de 7 minutos e 25 segundos no mítico Nürburgring, uma melhoria de mais de meio minuto por comparação com o modelo original de 1999.
A versão mais recente do Porsche 911 GT3 chegou em 2017 e é, pelo menos do ponto de vista dos números, a mais impressionante de sempre. Para isso muito contribui o novo motor boxer atmosférico de 4.0 litros de seis cilindros que debita 500 cv de potência.
Este bloco pode ser combinado com uma caixa automática PDK de dupla embraiagem ou com uma caixa manual de seis velocidades. Há ainda uma versão ligeiramente mais discreta, denominada "Touring Package", que perde a enorme asa traseira fixa e, por sua vez, ganha uma imagem mais sóbria.
A próxima geração do icónico Porsche 911 GT3 está quase a chegar e deverá contar com uma evolução do motor de 4.0 litros que a marca de Estugarda estreou recentemente no 718 Cayman GT4 e no 718 Boxster Spyder.
Pouco ou nada se sabe acerca deste futuro modelo, mas é seguro afirmar que a Porsche vai querer levá-lo ao Nürburgring logo que possível. Pela frente terá o registo do 911 GT3 antecessor, que cumpriu os mais de 20 quilómetros do traçado alemão em 7 minutos e 12 segundos.
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