Depois de apresentar o 911 GT3 RS e aproveitando o "buzz" em torno do fim-de-semana das 24 Horas de Nürburgring, a Porsche acaba de apresentar o 911 GT3 R. É a versão de competição do GT3 RS e não há outra forma de dizer: é um autêntico "monstro" e tem um preço que começa nos 459 mil euros… antes de impostos!
Tem capacidade para 120 litros de combustível e pode ser abastecido do lado esquerdo ou do lado direito, de acordo com a configuração do circuito em causa. A aerodinâmica foi toda revista e a suspensão e sistema de travões melhorados. Mas uma das maiores novidades surge no interior, já que esta é a primeira vez que este GT3 R conta com sistema de ar condicionado para melhorar o conforto e a concentração do piloto ao longo da corrida. "Isto permite uma refrigeração ideal no interior e graças à ligação directa com o banco e com o capacete do condutor consegue ser particularmente eficiente", descreve a Porsche.
A marca de Estugarda refere ainda que os vidros laterais e as portas podem ser removidos, que os bancos de competição contam com um arnês de seis pontos, que os pedais são ajustáveis e que foi usada uma mistura de fibra de carbono com kevlar, alumínio e espuma para ajudar a absorver a energia em caso de acidente.
Por fora destacam-se os vários elementos aerodinâmicos, com particular destaque para a enorme asa traseira e para os painéis muito leves feitos a partir de um compósito de alumínio. Os vidros são em policarbonato para ajudar a "poupar" mais alguns quilos.
A estreia em competição só está marcada para o próximo ano mas as primeiras entregas vão arrancar ainda em Dezembro.