Há já três décadas que a Porsche recorre a sistemas de tracção integral nos seus automóveis, muito antes até de sonhar em ter modelos SUV na sua gama… Já antes tinha equipado o 911 com tracção às quatro rodas para o tornar mais fácil e eficaz, desenvolvendo depois a tecnologia ao longo dos anos, até atingir a quase perfeição com o actual Porsche Traction Management (PTM).
A viagem deste Porsche 911 Turbo S de 580 cv começara no Lincolnshire… num ponto situado 10 metros abaixo do nível do mar. Ao fim de 643 km de viagem, aí estava o carro alemão pronto a subir a encosta o que, pelo que se vê no vídeo, conseguiu sem dificuldade de maior, a não ser as constantes contra-brecagens do condutor. De notar que usou pneus perfeitamente normais sem pregos que teriam ajudado ainda mais na tracção.
A Porsche atribui a elevada capacidade de tracção ao novo sistema PTM que consegue fazer a distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro em apenas 100 milisegundos, garantindo que a força está sempre nas rodas que têm mais aderência. E fazem-no de forma muito sensível para evitar que o controlo de estabilidade (na Porsche conhecido por PSM) entre em acção, cortando a potência necessária ara subir o monte.