Quando olhamos para a última década da Porsche, há dois modelos especiais que saltam de imediato à vista e que não deixam nenhum amante de automóveis indiferente: o 918 Spyder, produzido entre 2013 e 2015, e o 911 R, apresentado no Salão Automóvel de Genebra do ano passado.
Estamos a falar de dois modelos altamente exclusivos e, como tal, muito difíceis de encontrar. O 918 é uma série limitada a apenas… 918 unidades, e o 911 R a apenas 991. Estes números fizeram com que o preço destes dois modelos disparassem para níveis absurdos: o 918 Spyder tinha um preço de tabela de 900 mil euros e agora vale mais de 1.5 milhões de euros. Já o 911 R, que tinha um preço a rondar os 260 mil euros, custa agora mais de 1 milhão de euros…
Em qualquer dos casos, o preço não é problema. O grande obstáculo para os milionários que estão de olho nestes modelos é que a procura é bastante maior do que a oferta. Ainda assim, aproxima-se uma oportunidade fantástica para quem quer comprar estas duas "máquinas", já que a leiloeira Bonhams vai levar a Scottsdale (no próximo dia 18 de Janeiro), no Arizona, um "pack" com estes dois modelos.
Os carros em causa (ainda) pertencem ao mesmo dono, que depois de comprar um 918 Spyder – equipado com as jantes opcionais Weissach e com um sistema elevatório na dianteira – foi convidado pela marca de Estugarda a comprar um
911 R com o mesmo número de série do 918 Spyder: a unidade 290!
Escusado será dizer que este cliente não deixou passar a oportunidade de garantir dois modelos bastante limitados da Porsche e encomendou um 911 R com o mesmo esquema de cores que já tinha no seu 918 Spyder, ainda que invertido, dando toda a relevância ao tom "verde ácido".
Como se tudo isto não fosse suficiente para fazer disparar o preço deste conjunto, resta dizer que os dois modelos estão novos. O 918 Spyder soma 3.700 quilómetros no "contador", ao passo que o 911 R fez apenas 60 km!
"Esta é uma oportunidade histórica em todos os sentidos", começou por dizer Michael Camaino, especialista em automóveis da leiloeira Bonhams.
"Primeiro, um 918 Spyder e um 911 R com uma especificação tão desejável só por si já merecem a nossa atenção, mas oferecidos em condições praticamente novas e com o mesmo número de série? Nunca foi feito e representa uma oportunidade única e incrível para um coleccionador", atirou.
Recorde-se que o 918 Spyder combina um motor V8 de 4,6 litros - colocado em posição central traseira – de 608 cv com dois motores eléctricos (um por eixo) que debitam o equivalente a 286 cv, garantindo uma potência combinada de 894 cv. Tem uma autonomia 100 por cento eléctrica de 30 km e consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos e chegar até aos 345 km/h.
Já o Porsche 911 R conta com um motor atmosférico de seis cilindros opostos (boxer) de 4.0 litros de cilindrada que debita 500 cv e 460 Nm de binário. Este bloco, que está acoplado a uma caixa manual de seis velocidades, permite que este 911 R acelere dos 0 aos 100 km/h em 3,8 segundos, antes de chegar aos 323 km/h de velocidade máxima.